Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24121
Título: Gerhard Bormann e o Ceará: novos matizes no processo de difusão da arquitetura moderna no Brasil
Autor(es): Sampaio Neto, Paulo Costa
Palavras-chave: Difusão da arquitetura moderna
Ceará
Gerhard Bormann
Data do documento: 2015
Citação: SAMPAIO NETO, P. C. (2015)
Resumo: Gerhard Bormann compõe a primeira geração de arquitetos que se estabelece no Ceará. Formado em 1964 pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, ele participa deste momento de difusão da arquitetura moderna no país na condição de um de seus migrantes emissários. Vinculado à Escola de Arquitetura da UFC desde o seu segundo ano de funcionamento, em 1966, atua ativamente na formação de gerações de arquitetos até o final da vida. O presente artigo procura analisar a sua trajetória profissional, focalizando três aspectos principais e inter-relacionados: sua atuação docente; a atividade profissional de arquiteto; e sua posição frente ao processo de difusão da arquitetura moderna verificado no Ceará. Pela sólida formação, rigor intelectual e ascendência nos meios profissional e acadêmico, Bormann desempenha importante papel no amadurecimento da produção arquitetônica moderna no Estado, no sentido de uma assimilação mais experimental do fenômeno e, portanto, mais permeável a circunstâncias e solicitações locais.
Descrição: SAMPAIO NETO, P. C. Gerhard Bormann e o Ceará: novos matizes no processo de difusão da arquitetura moderna no Brasil.. In: Seminário Ibero-Americano Arquitetura e Documentação, 4.,2015, Belo Horizonte - MG, 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24121
Tipo: Artigo de Evento
Aparece nas coleções:DAU - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_pcsampaioneto.pdf803,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.