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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Caroline Pereira de-
dc.contributor.authorFerreira, Rogério Vicente-
dc.date.accessioned2017-07-20T15:52:33Z-
dc.date.available2017-07-20T15:52:33Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationOliveira, C. P.; Ferreira, R. V. (2013)pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24108-
dc.descriptionOLIVEIRA, Caroline Pereira de; FERREIRA, Rogério Vicente. Dicionário infantil bilíngue Terena: observações e apontamentos. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 3, v. 3, n. esp., p. 89-101, jan./jul. 2013.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims at analyzing a dictionary of an indigenous language, more specifically, it reviews a lexicographic dissertation entitled “O Léxico da Língua Terêna. Proposta do Dicionário Infantil – Bilíngue Terêna-Português”, defended in 2005, within University of Brasília (UnB). Our analysis argues, basically, on the structural form of the dictionary – macrostructure and microstructure – (SVENSÉN, 2009; BARTHOLOMEW & SCHOENHALS, 1983; BARBOSA, 1993; LANDAU,1989), as well as on the explanation of linguistic resources of the terena language presented along the dissertation (BUTLER & EKDAHL, [1979] 2012; Bendor-Samuel, 1960, 1961, 1962, 1963, 1966), and also conceptions of language and education, since the main objective of the work referred (to), is its use at Terena schools.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua terena (arawak)pt_BR
dc.subjectDicionáriopt_BR
dc.subjectAnálise lexicográficapt_BR
dc.subjectTerena language (arawak family)pt_BR
dc.titleDicionário infantil bilíngue Terena: observações e apontamentospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo analisar um dicionário de língua indígena, mais especificamente, uma dissertação de mestrado de cunho lexicográfico intitulada “O Léxico da Língua Terêna. Proposta do Dicionário Infantil – Bilíngue Terêna-Português”, defendida em 2005 no âmbito da Universidade de Brasília (UnB). Nossa proposta de análise dá-se, basicamente, da forma estrutural do dicionário – sua macro e microestrutura – (SVENSÉN, 2009; BARTHOLOMEW & SCHOENHALS, 1983; BARBOSA, 1993; LANDAU,1989), bem como da explanação dos recursos linguísticos da língua terena apresentados ao longo da referida dissertação (BUTLER & EKDAHL, [1979] 2012; Bendor-Samuel, 1960, 1961, 1962, 1963, 1966), além, também, de concepções de linguagem e de educação, uma vez que este trabalho lexicográfico tem como principal objetivo seu uso em escolas situadas em área Terena por crianças dessa etnia.pt_BR
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