Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23959
Tipo: Artigo de Evento
Título: A criação do grupo escolar em Fortaleza vista pela imprensa
Autor(es): Assunção, Sâmia Ketley Guerra
Sousa, Aline Pinheiro de
Palavras-chave: Educação - História - Fortaleza(CE);Reforma do Ensino Primário;Papel Social da Escola;Ensino - Reforma;Grupo Escolar Nogueira Accioly
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Encontro Cearense De Historia da Educação (ECHE), 11.; Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação (ENHIME),
Citação: ASSUNÇÃO, Sâmia Ketley Guerra; SOUSA, Aline Pinheiro de. A criação do grupo escolar em Fortaleza vista pela imprensa. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO (ECHE), 11.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012. p. 29-42.
Resumo: O presente trabalho foi resultado de uma pesquisa da qual fomos bolsistas de iniciação científica, sob a supervisão e coordenação do orientador da pesquisa, prof. Francisco Ari de Andrade, inserida na área de historia da educação. Objetivava localizar recortes de jornais que relatassem a criação e instalação dos grupos escolares em Fortaleza. E foi com essa perspectiva que visitamos o Arquivo Público do Estado do Ceará — APEC e a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel buscando fontes no acervo que relatasse minuciosamente, principalmente a visão da imprensa, como foi repassada a notícia da reforma do ensino primário para os fortalezenses e os demais cidadãos da cidade, naquela época, e quais as criticas e as expectativas da imprensa diante de tamanha transformação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23959
ISBN: 978-85-8126-016-7
Aparece nas coleções:DFE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_skgassuncao.pdf224,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.