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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Comparação da eficácia de intervenções na taxa de retorno para recebimento do laudo colpocitológico: estudo experimental randomizado controlado
Título em inglês: Comparison among the efficacy of interventions for the return rate to receive the pap test report: randomized controlled clinical trial
Autor(es): Vasconcelos, Camila Teixeira Moreira
Pinheiro, Ana Karina Bezerra
Nicolau, Ana Izabel Oliveira
Lima, Thaís Marques
Barbosa, Denise de Fátima Fernandes
Palavras-chave: Estudos de Intervenção;Teste de Papanicolaou;Neoplasias do Colo do Útero
Data do documento: Mar-2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista Latino-Americana de Enfermagem
Citação: VASCONCELOS, C. T. M. et al. Comparação da eficácia de intervenções na taxa de retorno para recebimento do laudo colpocitológico: estudo experimental randomizado controlado. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 25, p. e2857, mar. 2017.
Resumo: Objetivo: testar os efeitos de uma intervenção comportamental (GCP), educativa (GE) e outra de comparação (GCA) na adesão das mulheres à consulta de retorno para receber o laudo do exame colpocitológico. Métodos: estudo experimental randomizado controlado em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde com três grupos: GE (sessão educativa e demonstração do exame), GCP (fita lembrança) e intervenção-padrão (cartão contendo a data da consulta de retorno – lembrete gráfico), aqui denominado de grupo de comparação (GCA). Para a seleção da amostra, estabeleceu-se: ter iniciado atividade sexual e realizar o exame colpocitológico durante o estudo, resultando em 775 mulheres. Resultados: dentre as 775 mulheres, 585 (75,5%) retornaram para receber, o resultado do exame com até 65 dias. O grupo educativo apresentou o maior percentual de retorno (GE=82%/GCA=77%/GCP=66%), com significância estatística apenas quando comparado ao comportamental (p=0,000). O grupo educativo obteve menor intervalo (p<0,05) da média de dias de retorno para receber o resultado do exame (GE:M=43dias/ GCP:M=47,5dias/GCA:M=44,8 dias). Conclusão: o grupo educativo atingiu proporções maiores de retorno, e as mulheres retornaram mais precocemente, porém a intervenção comportamental mostrou-se a menos eficaz. Registro Brasileiro de Ensaio Clínico: RBR-93ykhs.
Abstract: Objective: to test the effects of a behavioral, an educative and a comparative intervention on women's adherence to the return appointment to receive the pap test report. Methods: randomized controlled clinical trial at a Primary Health Care Service, involving three groups: EG (educative session and test demonstration), BG (recall ribbon) and standard intervention (card containing the return appointment - graphical reminder), called comparative group here (CG). To select the sample, the following was established: having started sexual activity and undergoing the pap smear during the study, resulting in 775 women. Results: among the 775 women, 585 (75.5%) returned to receive the test result within 65 days. The educative group presented the highest return rate (EG=82%/CG=77%/BG=66%), statistically significant only when compared to the behavioral group (p=0.000). The educative group obtained the smallest interval (p<0.05) concerning the mean number of days of return to receive the test result (EG:M=43days/BG:M=47.5days/CG:M=44.8 days). Conclusion: the educative group reached higher return rates and the women returned earlier, but the behavioral intervention showed to be the least effective. Brazilian Clinical Trial Register: RBR-93ykhs.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23936
ISSN: Print version 0104-1169
On-line version 1518-8345
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