Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23856
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Anna Paula Sousa da-
dc.contributor.authorAlexandre, Helanno Gomes-
dc.contributor.authorAlmeida, Paulo César de-
dc.contributor.authorXimenes, Lorena Barbosa-
dc.contributor.authorFernandes, Ana Fátima Carvalho-
dc.date.accessioned2017-07-06T12:40:15Z-
dc.date.available2017-07-06T12:40:15Z-
dc.date.issued2017-05-
dc.identifier.citationSILVA, A. P. S. da et al. Effects of an educational technology application in the early detection of breast cancer. Rev Rene, Fortaleza, v. 18, n. 3, p. 404-11, may./jun. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1517-3852-
dc.identifier.issn2175-6783-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23856-
dc.description.abstractObjective: to evaluate the effects of an educational technology application on the early detection of breast cancer. Methods: a quasi-experimental study of the Knowledge, Attitude and Practice survey type. The sample consisted of 294 women in two groups: Experimental Group and Control Group. Results: 9.5% of the participants of the experimental group before the educational intervention presented adequate knowledge and after the application of the technology there was an increase of 89.2%. Regarding the attitude, the experimental group in the early detection of breast cancer before the intervention had 69.9% and after the application was 89.2%. Only 61.2% of the participants presented adequate practice and, after applying the technology, this number rose to 93.7%. Conclusion: the knowledge, attitude, and practice of early breast cancer screening of women who participated in the applicability of the educational manual were different from those of women who did not participate.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectNeoplasias da Mamapt_BR
dc.subjectSaúde da Mulherpt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectWomen's Healthpt_BR
dc.titleEffects of an educational technology application in the early detection of breast cancerpt_BR
dc.title.alternativeEfeitos da aplicação de uma tecnologia educativa na detecção precoce do câncer de mamapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: avaliar os efeitos da aplicação de uma tecnologia educativa acerca da detecção precoce do câncer de mama. Métodos: estudo quase-experimental do tipo inquérito Conhecimento, Atitude e Prática. A amostra foi composta de 294 mulheres distribuídas em dois grupos: Grupo Experimental e Grupo Controle. Resultados: 9,5% das participantes do grupo experimental antes da intervenção educativa apresentaram conhecimento adequado e após a aplicação da tecnologia houve um aumento para 89,2%. Em relação à atitude, na detecção precoce do câncer de mama o grupo experimental antes da intervenção apresentava 69,9% e após a aplicação passou para 89,2%. Apenas 61,2% das participantes apresentaram prática adequada e após a aplicação da tecnologia este número passou para 93,7%. Conclusão: O conhecimento, a atitude e a prática sobre os exames de detecção precoce do câncer de mama das mulheres que participaram da aplicabilidade do manual educativo mostraram-se diferentes daqueles das mulheres que não participaram.pt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_apssilva.pdf220,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.