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dc.contributor.authorSchio, Sônia Maria-
dc.date.accessioned2017-07-03T13:21:24Z-
dc.date.available2017-07-03T13:21:24Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSchio, S. M. (2013)pt_BR
dc.identifier.issn1984-4255 (online)-
dc.identifier.issn1984-4247 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23758-
dc.descriptionSCHIO, Sônia Maria. Hannah Arendt: educação grega ou romana? Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 5, n. 9, p. 205-215, jan./jun. 2013.pt_BR
dc.description.abstractMême si Hannah Arendt (1906-1975) ne sois pas une spécialiste sur les questions de l’éducation, sa pensée comprendre ce sujet. Arendt a écrit sur l’éducation sur des articles, et le plus connu est “La crise de l’éducation” dans La crise de la culture.1 Mais, on peut changer un peu la lumière sur ce thème et questioner “quel est l’idéal de l’éducation pour Arendt?” Autrement dit, où trouve-t-elle les références pour penser à la politique: avec les grecs ou avec les romains? La réponse, on peut penser, indique aux romains, parce qu’eux étions universelistes pour avoir l’envie de intégrer les populations hétérogénes des régions qu’ils ont conquis. Cette question, alors, n’est pas claire dans les oeuvre d’Arendt, et, pour ce motif, il faut une recherche avec souci, objectif de ce texte.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherArgumentos - Revista de Filosofiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectCitoyennetèpt_BR
dc.subjectHannah Arendtpt_BR
dc.titleHannah Arendt: educação grega ou romana?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrMesmo que Hannah Arendt (1906-1975) não seja uma especialista em educação, o seu pensamento também abrange esse tema. Arendt escreveu sobre a educação em artigos, sendo o mais conhecido “A crise da educação” na obra Entre o passado e o futuro. Pode-se, porém, alterar um pouco o foco de análise e questionar qual é o “ideal” de educação em suas concepções, isto é, se ela busca um referencial grego ou romano como sendo o mais adequado para a política. E a resposta parece apontar para o romano, pois esse era universalista, buscando integrar as populações heterogêneas oriundas dos diversos territórios conquistados por eles. Essa temática, entretanto, não é explícita, o que demanda um estudo mais cuidadoso, objetivo desse artigo.pt_BR
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