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dc.contributor.authorTassin, Etienne-
dc.date.accessioned2017-06-30T00:09:40Z-
dc.date.available2017-06-30T00:09:40Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationTassin, E. (2013)pt_BR
dc.identifier.issn1984-4255 (online)-
dc.identifier.issn1984-4247 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23743-
dc.descriptionTASSIN, Etienne. Da dominação total à dominação global: perspectivas arendtianas sobre a mundialização de um ponto de vista cosmopolítico. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 5, n. 9, p. 7-22, jan./jun. 2013.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherArgumentos - Revista de Filosofiapt_BR
dc.subjectDominação totalpt_BR
dc.subjectDominação globalpt_BR
dc.subjectAcosmismopt_BR
dc.subjectVita a ctivapt_BR
dc.subjectHannah Arendtpt_BR
dc.titleDa dominação total à dominação global: perspectivas arendtianas sobre a mundialização de um ponto de vista cosmopolíticopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Filosofia de Hannah Arendt foi construída a partir da experiência da dominação total, supostamente política, desenvolvida no século XX, sob o nome de totalitarismo. Este artigo tem como objetivo mostrar que essa mesma filosofia nos permite compreender hoje o que está em jogo na dominação global, de natureza econômica, que podemos designar como globalitarismo. Apoia-se na analítica da vita activa desenvolvida n’A condição humana, a fim de identificar os desafios de um novo pensamento cosmopolítico da mundialização. Tratase de um triplo cuidado do mundo: ambiental, patrimonial e metanacional; e uma tripla injunção política: ecológica, ecumênica e cosmopolítica, capazes de combater os efeitos do acosmismo induzidos pela globalização.pt_BR
dc.description.abstract-frLa philosophie de Hannah Arendt s’est édifiée à partir de l’expérience de la domination totale, prétendument politique, développée au XX° siècle sous le nom de totalitarisme. Cet article entend montrer que la même philosophie nous permet aujourd’hui de comprendre ce qui est en jeu avec la domination globale, de nature économique, que nous pouvons désigner du nom de globalitarisme. Il prend pour cela appui sur l’analytique de la vita activa déployée dans The Human Condition afin d’en dégager les enjeux d’une nouvelle pensée cosmopolitique de la mondialisation. Soit, un triple souci pour le monde: environnemental, patrimonial et métanational; et une triple injonction politique: écologique, oecuménique et cosmopolitique, seuls susceptibles de contrer les effets d’acosmisme induits par la globalisation.pt_BR
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