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dc.contributor.authorPereira, Viviane Magalhães-
dc.date.accessioned2017-06-29T23:37:00Z-
dc.date.available2017-06-29T23:37:00Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationPereira, V. M. (2012)pt_BR
dc.identifier.issn1984-4255 (online)-
dc.identifier.issn1984-4247 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23739-
dc.descriptionPEREIRA, Viviane Magalhães. A hermenêutica de Schleiermacher e a questão da individualidade. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 4, n. 8, p. 242-249, jul./dez. 2012.pt_BR
dc.description.abstractThis is a study on hermeneutics developed by one of the forerunners of the modern hermeneutical thought, namely Friedrich Schleiermacher. This author believed, influenced by Romanticism, in the possibility to correctly understand the idea of a text through a return to its creation moment. In other words, he cared about the understanding of the creative individuality, which represented a difficulty to avoid a misinterpretation of a text or other form of speech. It is to recognize the relevance and limits of this reflection to think about the aporias arising from the classical hermeneutics, which relate to the question about what it means to understand.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherArgumentos - Revista de Filosofiapt_BR
dc.subjectHermenêuticapt_BR
dc.subjectSchleiermacherpt_BR
dc.subjectCompreensãopt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectIndividualidadept_BR
dc.titleA hermenêutica de Schleiermacher e a questão da individualidadept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste é um estudo sobre a hermenêutica desenvolvida por um dos precursores do pensamento hermenêutico moderno, a saber, Friedrich Schleiermacher. Este autor acreditava, influenciado pelo Romantismo, na possibilidade de compreender corretamente a ideia de um texto por meio de um retorno até o seu momento de produção. Importava para ele, em outras palavras, a compreensão da individualidade criadora, a qual representava uma dificuldade para evitar uma interpretação equivocada de um texto ou de qualquer outra forma de discurso. Trata-se de reconhecer a relevância e os limites dessa reflexão para pensar as questões aporéticas surgidas com a hermenêutica clássica, as quais dizem respeito à pergunta sobre o que significa compreender.pt_BR
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