Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23731
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Miranda, Dilmar Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-29T23:18:45Z | - |
dc.date.available | 2017-06-29T23:18:45Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Miranda, D. S. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-4255 (online) | - |
dc.identifier.issn | 1984-4247 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23731 | - |
dc.description | MIRANDA, Dilmar Santos de. Música e linguagem em Rousseau e a estética musical do romantismo. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 4, n. 8, p. 162-170, jul./dez. 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper emphasizes the importance of Jean-Jacques Rousseau, against the mainstream of Enlightenment thought of his time, causing a deep rupture in the musical aesthetics of tradi- tion – from Pythagoreanism-Platonic to modern rationalism – especially on two basic issues that they are mutually itself: the dichotomy between reason and sensibility and the absence of semantics in musical art, which will establish a close dialogue with the philosophical thought of the nineteenth century, paving the way for the musical aesthetics of romanticism. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Argumentos - Revista de Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Origem das línguas | pt_BR |
dc.subject | Razão e sensibilidade | pt_BR |
dc.subject | Semântica musical | pt_BR |
dc.subject | Estética musical | pt_BR |
dc.subject | Romantismo | pt_BR |
dc.title | Música e linguagem em Rousseau e a estética musical do romantismo | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo ressalta a importância do pensamento do filósofo Jean-Jacques Rousseau, no contrafluxo do pensamento iluminista de sua época, provocando uma profunda ruptura na estética musical da tradição – do pitagorismo-platônico ao racionalismo moderno – sobr- etudo em duas questões básicas que se articulam entre si: a dicotomia entre razão e sensi- bilidade e a ausência de semanticidade na arte musical, o que irá estabelecer um profundo diálogo com o pensamento filosófico do século XIX, abrindo caminho para a estética musical do romantismo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_art_dsmiranda.pdf | 5,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.