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dc.contributor.authorEspíndola, Arlei de-
dc.date.accessioned2017-06-29T00:30:09Z-
dc.date.available2017-06-29T00:30:09Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationEspíndola, A. (2012)pt_BR
dc.identifier.issn1984-4255 (online)-
dc.identifier.issn1984-4247 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23685-
dc.descriptionESPÍNDOLA, Arlei de. Jean-Jacques Rousseau: ciência, progresso, e corrupção moral. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 4, n. 8, p. 89-101, jul./dez. 2012.pt_BR
dc.description.abstractThe article attempts to showthe link Rousseau establishes between the level of knowledge and the moral, political, and economic scope. With every progress within the scope of knowledge, the speculation of the philosopher points to the strengthening of different evils in the spheres shown. Developing this diagnosis, and positioning himself negatively in relation to questions submitted by Dijon academics in 1749, the Genevan philosopher does not intend to become an absolute enemy of the lights. The ideal he retains, besides emphasizing that link, is to support values such as virtue, patriotism, simplicity of customs, sincerity, freedom, and equality.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherArgumentos - Revista de Filosofiapt_BR
dc.subjectConhecimento humanopt_BR
dc.subjectVirtudept_BR
dc.subjectTransparênciapt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectIgualdadept_BR
dc.titleJean-Jacques Rousseau: ciência, progresso, e corrupção moralpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo procura mostrar o nexo que Rousseau estabelece entre o plano do conhecimento e o âmbito moral, político, e econômico. A cada progresso no âmbito do saber a especulação do filósofo aponta para o robustecimento de diferentes males nas esferas indicadas. Desenvolvendo esse diagnóstico, e posicionando-se negativamente em relação ao questionamento apresentado pelos acadêmicos de Dijon em 1749, o filósofo genebrino não pretende se tornar um inimigo absoluto das luzes. A intenção que ele conserva, além de salientar aquele nexo, é a de defender valores como, por exemplo, a virtude, o civismo, a simplicidade de costumes, a sinceridade, a liberdade, e a igualdade.pt_BR
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