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dc.contributor.authorLima, Andrea Kaliany da Costa-
dc.contributor.authorBrito, Lydia Maria Pinto-
dc.date.accessioned2017-06-26T14:12:37Z-
dc.date.available2017-06-26T14:12:37Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLima, A. K. C.; Brito, L. M. P. (2016)pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23618-
dc.descriptionLIMA, Andrea Kaliany da Costa; BRITO, Lydia Maria Pinto. Competências gerenciais: a percepção dos gestores de uma universidade pública. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 15, p. 7-35, 2016.pt_BR
dc.description.abstractThe requirement of competence in organizations begins to become clear. The accountability for results is not different in Higher Education Institutions (HEIs). Under the light of theoretical frameworks (LE BOTERF, 2003; RUAS, 2005) this work is the result of an investigation with the managers of the State University of Rio Grande do Norte (UERN). Proposed to analyze their perception of the ideal skills required to perform management. The research is a quantitative-qualitative, conducted through questionnaires with open and closed questions. Developed a descriptive and field study, and the participants were 40 managers of HEIs in different positions. The results revealed that these managers indicate commitment to the role they play and the IES, advocate the importance of planning and acting ethically in the activities they carry out. The institution seems to require a process of awareness in order to systematize and monitoring programs that contribute to the development of managerial skills among managers as a way to better subsidize them in decision making. Therefore, the objectives have been achieved, as it seeks to analyze this perception. This study provides the opening for further research to other actors in the process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetências gerenciaispt_BR
dc.subjectGestorespt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.titleCompetências gerenciais: a percepção dos gestores de uma universidade públicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA exigência de competências nas organizações começa a ficar evidente. A cobrança por resultados não é diferente nas Instituições de Ensino Superior (IES). Sob à luz de marcos teóricos (LE BOTERF, 2003; RUAS, 2005) este trabalho é resultado de uma investigação com gestores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Propôs-se analisar a percepção deles sobre as competências ideais necessárias ao exercício da gestão. A pesquisa é de natureza quantitativo-qualitativa, realizada por meio da aplicação de questionários, com questões abertas e fechadas. Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva e estudo de campo, tendo como participantes 40 gestores da IES, em diferentes cargos. Os resultados revelaram que esses gestores sinalizam comprometimento com a função que exercem e com a IES, defendem a importância do planejamento e do agir com ética nas ações que desenvolvem. A Instituição parece necessitar de um processo de sensibilização a fim de sistematizar programas e acompanhamentos que contribuam para o desenvolvimento das competências gerenciais em seus gestores como forma de melhor subsidiá-los nas tomadas de decisões. Portanto, os objetivos propostos foram atingidos, uma vez que se buscou analisar esta percepção. Este estudo oferece abertura para novas pesquisas a outros atores do processo.pt_BR
dc.title.enManagerial competencies: the perception of managers of a public iespt_BR
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