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dc.contributor.authorNobre, Wagner Carvalho de Argolo-
dc.date.accessioned2017-06-26T13:45:01Z-
dc.date.available2017-06-26T13:45:01Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationNobre, W. C. A. (2012)pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23611-
dc.descriptionNOBRE, Wagner Carvalho de Argolo. Bidialetalismo funcional e o ensino de português: a necessidade de um ajuste normativo. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 2, v. 2, n. 2, p. 68-83, ago./dez. 2012.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper, we analyse the concept of functional bidialectalism, pointed as a possible solution for problems related to Portuguese teaching as maternal language in brazilian schools. After that, based on elements from theoretical linguistics and on socio-historical data, we present the differentiation made between pattern norm and standard norm, emphasizing that this fact generates, as a consequence of its ascertainment, the necessity of modifying the concept of functional bidialectalism, for the fact it does not still include this differentiation. Hence, we propose the concept of functional bidialectalism with adjustment – in which the differentiation mentioned above would be already included –, as a manner of correlating it, in a more exact way, to brazilian sociolinguistic reality, because it interferes directly in Portuguese teaching as maternal language.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectNormapt_BR
dc.subjectPortuguês brasileiropt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleBidialetalismo funcional e o ensino de português: a necessidade de um ajuste normativopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho, analisamos o conceito de bidialetalismo funcional, apontado como uma possível solução para problemas relativos ao ensino de português como língua materna nas escolas brasileiras. Em seguida, baseados em elementos da linguística teórica e em dados sócio-históricos, apresentamos a diferenciação feita entre norma padrão e norma culta, ressaltando que esse fato gera, como consequência de sua constatação, a necessidade de modificação no conceito de bidialetalismo funcional, por ainda não abarcar tal diferenciação. Desse modo, propomos o conceito de bidialetalismo funcional com ajuste – no qual a diferenciação mencionada acima já estaria abarcada –, como uma forma de correlacioná-lo, de maneira mais precisa, à realidade sociolinguística brasileira, pois esta interfere diretamente no ensino de português como língua materna.pt_BR
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