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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23611
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Nobre, Wagner Carvalho de Argolo | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-26T13:45:01Z | - |
dc.date.available | 2017-06-26T13:45:01Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Nobre, W. C. A. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-6321 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23611 | - |
dc.description | NOBRE, Wagner Carvalho de Argolo. Bidialetalismo funcional e o ensino de português: a necessidade de um ajuste normativo. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 2, v. 2, n. 2, p. 68-83, ago./dez. 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this paper, we analyse the concept of functional bidialectalism, pointed as a possible solution for problems related to Portuguese teaching as maternal language in brazilian schools. After that, based on elements from theoretical linguistics and on socio-historical data, we present the differentiation made between pattern norm and standard norm, emphasizing that this fact generates, as a consequence of its ascertainment, the necessity of modifying the concept of functional bidialectalism, for the fact it does not still include this differentiation. Hence, we propose the concept of functional bidialectalism with adjustment – in which the differentiation mentioned above would be already included –, as a manner of correlating it, in a more exact way, to brazilian sociolinguistic reality, because it interferes directly in Portuguese teaching as maternal language. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrepalavras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Norma | pt_BR |
dc.subject | Português brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.title | Bidialetalismo funcional e o ensino de português: a necessidade de um ajuste normativo | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste trabalho, analisamos o conceito de bidialetalismo funcional, apontado como uma possível solução para problemas relativos ao ensino de português como língua materna nas escolas brasileiras. Em seguida, baseados em elementos da linguística teórica e em dados sócio-históricos, apresentamos a diferenciação feita entre norma padrão e norma culta, ressaltando que esse fato gera, como consequência de sua constatação, a necessidade de modificação no conceito de bidialetalismo funcional, por ainda não abarcar tal diferenciação. Desse modo, propomos o conceito de bidialetalismo funcional com ajuste – no qual a diferenciação mencionada acima já estaria abarcada –, como uma forma de correlacioná-lo, de maneira mais precisa, à realidade sociolinguística brasileira, pois esta interfere diretamente no ensino de português como língua materna. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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