Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23590
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVinhais, Eminéa Aparecida-
dc.date.accessioned2017-06-26T12:16:50Z-
dc.date.available2017-06-26T12:16:50Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationVinhais, E. A. (2012)pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23590-
dc.descriptionVINHAIS, Eminéa Aparecida. A coesão em histórias em quadrinho: uma análise dos gibis Turma da Mônica. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 2, v. 2, n. esp., p. 145-166, jan./jul. 2012.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectCoesãopt_BR
dc.subjectReferenciaçãopt_BR
dc.subjectBande déssinéespt_BR
dc.titleA coesão em histórias em quadrinho: uma análise dos gibis Turma da Mônicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs estudos da coesão empreendidos pela Linguística Textual vêm, no seu transcurso, dando conta das especificidades de diferentes gêneros textuais em seu repertório teórico, ampliando as possibilidades de análise de diferentes textos. Nosso objetivo, a partir das Histórias em Quadrinhos, especialmente as da Turma da Mônica, é realizar uma análise dos processos coesivos, considerando a especificidade dos gibis, entre elas o recurso imagético, o conhecimento de mundo, a aproximação da fala coloquial, para a construção da tessitura de um texto coesivo e coerente, entre as quais destacamos: a retomada anafórica tanto pronominal quanto lexical, os aspectos endofóricos e exofóricos, o conhecimento de mundo e, claro, não menos importante, o leitor e os sentidos por ele atribuídos.pt_BR
dc.description.abstract-frLes études de la cohésion entrepris par la linguistique textuelle, dans son cours, se rendent compte de les spécificités de divers genres textuelles dans son repertoire théorique, en amplifiant les possibilités d’analyse de différents textes. Notre objectif, à partir de les bandes déssinée, en particulier les histoires de la «Turma da Mônica», c’est de réaliser une analyse de les processus de cohésion, en considérant le spécificité des bande déssinées, entre eux le recours de l’image, le connaissance du monde, l’approche de la langue familière, pour la construction de la tessiture d’un texte cohésive et cohérente, parmi lequels nous détachons : la reprise anaphorique soit pronominale ou lexicale, les aspects «endofóricos» et «exofóricos», le connaissances du monde et pas moins important, le lecteur e les sens attribuées par lui.pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_eavinhais.pdf5,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.