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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Pensamentos e crenças a respeito do uso e do ensino das línguas faladas na localidade paranaense de Irati
Autor(es): Corbari, Clarice Cristina
Palavras-chave: Crenças e atitudes linguísticas;Contexto multilíngue;Línguas de herança;Linguistic beliefs and attitudes
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: Corbari, C. C. (2012)
Resumo: Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa sobre crenças e atitudes linguísticas manifestas por falantes de Irati, município paranaense que se caracteriza por apresentar um cenário sociolinguístico complexo. Para nortear este estudo, são utilizados princípios teórico-metodológicos da Sociologia da Linguagem, da Sociolinguística e da Psicologia Social referentes à análise de crenças e atitudes linguísticas. O corpus foi coletado por meio do projeto Crenças e atitudes linguísticas: um estudo da relação do português com línguas de contato (AGUILERA, 2009). Do questionário de 48 perguntas, aplicados a dezoito entrevistados, foram selecionadas, para este trabalho, sete perguntas que revelam pensamentos e crenças a respeito do comportamento linguístico dos falantes e do ensino das línguas faladas na localidade. Os resultados mostraram, de modo geral, uma atitude de abertura em relação ao cultivo das línguas de herança, tanto no âmbito institucional (escola e igreja) como no âmbito das interações cotidianas.
Abstract: This article presents partial results of research on linguistic beliefs and attitudes expressed by speakers from Irati, a city in Paraná that presents a complex sociolinguistic scenario. As guidelines for this study, we used the theoretical and methodological principles of Sociology of Language, Sociolinguistics and Social Psychology concerning the analysis of linguistic beliefs and attitudes. The corpus comes from the Project Crenças e atitudes linguísticas: um estudo da relação do português com línguas de contato (AGUILERA, 2009). From the questionnaire of 48 questions, applied to eighteen respondents, we selected seven questions that reveal thoughts and beliefs about the speakers’ linguistic behavior and the teaching of the languages spoken in the town. The results showed, in general, an attitude of openness in relation to the cultivation heritage languages, both in the institutional sphere (school and the church) and in the sphere of everyday interactions.
Descrição: CORBARI, Clarice Cristina. Pensamentos e crenças a respeito do uso e do ensino das línguas faladas na localidade paranaense de Irati. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 2, v. 2, n. 1, p. 228-244, jan./jul. 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23575
ISSN: 2237-6321 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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