Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23567
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Fábio Marques de-
dc.contributor.authorBárcia, Marcela dos Santos-
dc.date.accessioned2017-06-26T10:44:28Z-
dc.date.available2017-06-26T10:44:28Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSouza, F. M.; Bárcia, M. S. (2012)pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23567-
dc.descriptionSOUZA, Fábio Marques de; BÁRCIA, Marcela dos Santos. Aquisição da subcompetência gramatical em E-LE (Espanhol-Língua Estrangeira) mediada pelo cinema. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 2, v. 2, n. 1, p. 112-122, jan./jul. 2012.pt_BR
dc.description.abstractThis article reports a research in progress that aims to promote the acquisition of global communicative competence for learners of Spanish as a foreign language through teaching units mediated by cinema. Right now, we have focused on the development of instructional materials for the exploitation of films, with emphasis on grammar subskills. For that purpose, we analyzed fragments of the film Hable con ella (Dir. Pedro Almodóvar, Spain, 2002) to develop activities that address the verb tenses. Thus, the text begins with the presentation of the concept of communicative competence in foreign language learning. After that, we discuss the use of film as a teaching tool and develop teaching units for the acquisition of grammatical competence. The film proved to be a great ally to learning a language since it is composed of authentic samples produced in the target language without manipulation with didactic purposes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspanhol - Língua Estrangeirapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCompetência gramaticalpt_BR
dc.subjectGrammatical competencept_BR
dc.titleAquisição da subcompetência gramatical em E-LE (Espanhol-Língua Estrangeira) mediada pelo cinemapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo relata uma pesquisa em desenvolvimento que visa proporcionar a aquisição da competência comunicativa global do aprendiz de Espanhol (Língua Estrangeira) por meio de unidades didáticas mediadas pelo cinema. Neste momento, temos como foco a elaboração de material didático para a exploração da sétima arte com foco na subcompetência gramatical. Para isso, analisamos fragmentos do filme Hable con ella (Dir. Pedro Almodóvar. Espanha, 2002) a fim de desenvolver atividades para abordar os tempos verbais. Dessa forma, iniciamos nosso texto com a apresentação do conceito de competência comunicativa no aprendizado de uma íngua estrangeira. Na sequência, citamos o cinema como uma ferramenta didática e desenvolvemos unidades didáticas para a aquisição da competência gramatical. O cinema mostra-se um ótimo aliado ao aprendizado de uma língua, já que é composto por mostras autênticas produzidas na língua alvo sem manipulações com fins didáticos.pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_fmsouzamsbarcia.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.