Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23532
Tipo: | Dissertação |
Título: | Aplicações lúdicas da teoria dos números |
Título em inglês: | Playful applications of number theory |
Autor(es): | Aquino, Alex Alexandrino |
Orientador: | Melo, Marcelo Ferreira de |
Palavras-chave: | Jogos no ensino de matemática;Teoria dos números;Ensino médio |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | AQUINO, Alex Alexandrino. Aplicações lúdicas da teoria dos números. 2013. 39 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Fortaleza-Ce, 2013 |
Resumo: | Neste trabalho são abordados jogos matemáticos populares como a Torre de Hanói e jogo de Nim, bem como os tópicos da teoria dos números que fundamentam tais jogos, apresentando argumentos matemáticos para explicar como e por que funcionam, permitindo assim, que o educando ao jogar, possa aplicar os conhecimentos matemáticos adquiridos. Primeiramente, os jogos são apresentados, depois são abordados conhecimentos matemáticos da teoria dos números. E mais adiante é feita a relação entre jogo e teoria. |
Abstract: | This work addressed mathematical games popular as the Tower of Hanoi and the game Nim, as well as the topics of number theory underlying such games, presenting mathematical arguments to explain how and why they work, thus allowing the student to play can apply the mathematical knowledge acquired . First, the games are presented, are then discussed the mathematical theory of numbers. And further is done the relationship between game and theory |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23532 |
Aparece nas coleções: | PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_dis_aaaquino.pdf | 284,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.