Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23526
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Zanlorenzi, Maria Josélia | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-22T15:34:44Z | - |
dc.date.available | 2017-06-22T15:34:44Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Zanlorenzi, M. J. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-5000 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23526 | - |
dc.description | ZANLORENZI, Maria Josélia. Reflexões acerca do materialismo histórico dialético, pesquisa em educação e categorias de análise. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 13, p. 114-128, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper addresses some of the categories that underlie the method of dialectical historical materialism in order to assist in the understanding of education as a research object. Starting from the ontological question of being social is intended to lead the reader to understand man as a historical being and education as reproduction element of capitalist society. Discusses the possibility of an education that forms the individual, he understands the society in which it appears and the relations of labor and exploitation in that area with a view to overcoming the current model of society. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Labor | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Materialismo histórico-dialético | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa em educação | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.title | Reflexões acerca do materialismo histórico dialético, pesquisa em educação e categorias de análise | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente texto aborda algumas das categorias que fundamentam o método do materialismo histórico dialético com o intuito de auxiliar na compreensão da educação enquanto objeto de pesquisa. Partindo da questão ontológica do ser social, pretende-se levar o leitor a compreender o homem enquanto ser histórico e a educação como elemento de reprodução da sociedade capitalista. Discute-se a possibilidade de uma educação que forme o indivíduo, que ele compreenda a sociedade em que está inserido e as relações de trabalho e de exploração nela existentes, com vista à superação do atual modelo de sociedade. | pt_BR |
dc.title.en | Reflections on the history dialectical materialism, research in education and analysis of categories | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_art_mjzanlorenzi.pdf | 305,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.