Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23525
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Maria Luzirene Oliveira do-
dc.date.accessioned2017-06-22T15:31:17Z-
dc.date.available2017-06-22T15:31:17Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationNascimento, M. L. O. (2015)pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23525-
dc.descriptionNASCIMENTO, Maria Luzirene Oliveira do. PRONATEC e mundo do trabalho: qualificação profissional para o mercado da informalidade? Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 13, p. 98-113, 2015.pt_BR
dc.description.abstractThis text proposes a discussion of the National Program for Access to Technical Education and Employment - Pronatec in the context of labor relations and education, since the work is intrinsic condition of human existence. We start this understanding to address the reflections of this study and present the double-sided work on the contemporary sociability, taking as a basis the Marxian conception and contradictions that settled over the capital accumulation. These analyzes are made relevant in the face of questioning about what to labor market qualifies labor in Pronatec. Faced with the contradictions that dichotomize work and unemployment in capitalism, we address the informal sector and precarious forms, in which, paradoxically, the work is considered a social right because the state should promote access to employment policies. This discussion permeates the Pronatec context, as this program is part of a vocational training policy which aims at qualifying and the inclusion of the subject in the world of work.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.subjectInformalidadept_BR
dc.titlePRONATEC e mundo do trabalho: qualificação profissional para o mercado da informalidade?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste texto propõe uma discussão sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego – Pronatec no âmbito da relação trabalho e educação, vez que o trabalho é condição intrínseca a existência humana. Partimos dessa compreensão para abordar as reflexões desse estudo e apresentar a dupla face do trabalho diante da sociabilidade contemporânea, tomando como fundamento a concepção marxiana e as contradições que se estabeleceram ao longo da acumulação do capital. Estas análises se fazem relevantes diante da problematização sobre para qual mercado de trabalho se qualifica mão de obra no Pronatec. Diante das contradições que dicotomizam trabalho e desemprego no capitalismo, abordamos o setor informal e as formas precárias, em que, contraditoriamente, o trabalho é tido como um direito social, pois o Estado deveria promover políticas de acesso ao emprego. Essa discussão permeia o contexto do Pronatec, pois este programa faz parte de uma política de educação profissional que visa à qualificação e a inserção do sujeito no mundo do trabalho.pt_BR
dc.title.enPRONATEC and the world of work: professional qualification for market informality?pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_mlonascimento.pdf361,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.