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dc.contributor.authorNerua, Lucas Alberto Essilamo-
dc.contributor.authorLeão, Andréa Borges-
dc.contributor.authorBernardo, Edgar Manuel-
dc.contributor.authorChingore, Tiago Tendai-
dc.date.accessioned2017-06-22T14:30:12Z-
dc.date.available2017-06-22T14:30:12Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationNerua, L. A. E.; Leão, A. B.; Bernardo, E. M.; Chingore, T. T. (2015)pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23522-
dc.descriptionNERUA, Lucas Alberto Essilamo; LEÃO, Andréa Borges; BERNARDO, Edgar Manuel; CHINGORE, Tiago Tendai. Expandir sem democratizar: da expansão privado/mercantil da educação ao mito da democratização do acesso ao ensino superior em Moçambique. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 13, p. 46-62, 2015.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to reflect about the higher education expansion model in Mozambique in the last ten years (2004-2014). We seek the same, demonstrate what is forged in the country over the last decade, a higher education expansion model marked by the growing predominance of private / mercantile interests, defying state regulation of public character and lead us to question the myth that , growth and expansion of higher education in Mozambique are synonymous with democratization of access to higher education for all Mozambicans, regardless of their social and economic statement. To reflect on the statistics of higher education in Mozambique (regarding the number of top public and private educational institutions and number of enrolled in each of them), we will use analytical categories such as expansion and democratization brought by Alfredo de Sousa (1996), education / merchandise and merchandise / education referenced by Valdemar Sguissardi (2008) and finally show how this expansion model affects and distorts the functions of the university mentioned by Teixeira (1969, 1998), and emphasizes the predominance of a market model for profitable purposes in the national education market, which makes the democratization of access to higher education a very distant myth happen in the lives of excluded and vulnerable populations of Mozambican society.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExpansãopt_BR
dc.subjectDemocratizaçãopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectMercadoriapt_BR
dc.titleExpandir sem democratizar: da expansão privado/mercantil da educação ao mito da democratização do acesso ao ensino superior em Moçambiquept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo visa refletir em torno do modelo de expansão da educação superior em Moçambique nos últimos dez anos (2004-2014). Buscamos no mesmo, demonstrar o que se forja no país desde a última década, um modelo de expansão de educação superior marcado pelo crescente predomínio de interesses privado/mercantis, que desafiam a regulação estatal de caráter pública e nos levam a questionar o mito de que, o crescimento e expansão da educação superior em Moçambique sejam sinônimos de democratização do acesso ao ensino superior para todos os moçambicanos, independentemente do seu extrato social e econômico. Para refletir sobre os dados estatísticos do ensino superior em Moçambique (no que concerne ao número de instituições de ensino superior, públicas e privados e número de matriculados em cada uma delas), usaremos categorias analíticas como as de expansão e democratização trazidas por Alfredo de Sousa (1996), de educação/mercadoria e mercadoria/educação referenciadas por Valdemar Sguissardi (2008) e por último mostraremos como este modelo de expansão interfere e destorce as funções da universidade mencionadas por Anísio Teixeira (1969; 1998), e enfatiza a predominância de um modelo mercantil de fins lucrativo no mercado educacional nacional, que torna a democratização do acesso ao ensino superior um mito bem distante de acontecer na vida das populações excluídas e vulneráveis da sociedade moçambicana.pt_BR
dc.title.enExpand without democratize: the expanding private/commercial education to the myth of democratization of access to higher education in Mozambiquept_BR
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