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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Dos inutensílios do poeta ou a arte de acender vaga-lumes: a poesia de Manoel de Barros
Autor(es): Oliveira, Ângelo Bruno Lucas de
Palavras-chave: Manoel de Barros;Poesia;Ausência de sentido;Poetry
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrelaces
Citação: OLIVEIRA, Ângelo Bruno Lucas de. Dos inutensílios do poeta ou a arte de acender vaga-lumes: a poesia de Manoel de Barros. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 8, p. 20-29, jul./dez. 2016.
Resumo: O presente trabalho elege três poemas de Manoel de Barros, a partir dos quais é possível tecer comentários sobre a poesia e sua natureza. Constituem, pois, o corpus da pesquisa, o excerto número IX de “Sabiá com trevas”, o fragmento V de “Retrato quase apagado em que se pode ver perfeitamente nada” e “Comparamento”. Os escritos mantêm similaridades com o pensamento de parte da teoria literária do século XX, que vê a literatura de modo distinto da tradição, atribuindo-lhe características como o vazio e a ausência de sentido. Pensadores que seguem essa linha teórica e que constituem a base teórica do presente estudo são, dentre outros, Barthes (2004, 2007, 2010), Blanchot (1997, 2005, 2011), Deleuze (2011) e Nancy (2013). A poesia de Manoel de Barros, como apresentada aqui, corrobora o pensamento dos autores, investindo a si própria de um caráter autorreflexivo e autocrítico.
Abstract: This work elects three poems by Manoel de Barros, from which is possible to write commentaries about poetry and its nature. Thus, the corpus of this research consists of excerpt IX of “Sabiá com trevas”, the fragment V of “Retrato quase apagado em que se pode ver perfeitamente nada” and “Comparamento”. The writings are close to the thought of part of literary theory of the twentieth century. This thought sees literature of a different way, endowing it with features as the empty and meaninglessness. Thinkers who follow this theoretical line and constitutes the theoretical basis of this work, among others, are Barthes (2004, 2007, 2010), Blanchot (1997, 2005, 2011), Deleuze (2011) and Nancy (2013). The poetry of Manoel de Barros as shown here corroborates the thought of the authors, endowing itself with a reflective and self-critical character.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23462
ISSN: 1980-4571 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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