Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23439
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Família e escola: um novo (re) pensar e (re) agir pedagógico |
Título em inglês: | Family and school: a new (re) thinking and (re) act pedagogical |
Autor(es): | Oliveira Junior, Isaias Batista de Maio, Eliane Rose |
Palavras-chave: | Diversidade;Configurações familiares;Educação;Integração família/escola |
Data do documento: | 2013 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Labor |
Citação: | Oliveira Junior, I. B.; Maio, E. R. (2013) |
Resumo: | Este artigo tem como propósito demonstrar a involução da escola ao adotar um modelo único de família, do qual se distancia a grande maioria. A escola ao conceber o papel de desenvolver o conhecimento busca dividir a tarefa com as famílias tentando integrá-las ao âmbito escolar como coadjuvantes do processo de ensino-aprendizagem. Porém as mudanças ocorridas nas últimas décadas do século XX têm dado novos contornos aos núcleos familiares e o que se observa na maioria das vezes é que o sistema educacional desconhece, ignora ou culpa os novos arranjos familiares pelo “sucesso” ou “fracasso escolar” de seus alunos. Considerações essas que tem despertado o interesse de teóricos em estudar as famílias, buscando identificá-las, de modo que essas características inflijam à escola maior precaução quando se tratar de afirmações taxativas sobre a normatividade das famílias em seus ritos escolares. As considerações finais do referido estudo apontam que investir em capacitação da comunidade escolar, bem como uma reestruturação curricular, são necessárias, objetivando a ética, o respeito à diversidade e o acolhimento dos sujeitos oriundos dessas novas configurações familiares. |
Abstract: | This article aims to demonstrate the school’s involution with the adoption of a single model of family, which the most part of the people are distant.When the school design the funtion of developing the knowledge, try to share the work with the family, searching to integrate it into the school as a supporting in the theaching-learning process.But the changes that happened in the last decades of the twentieth century have given new dimensions to the households and what is observed in the most of the times is that the educational system unaware, ignore or blames the new family arrangements for the “success” or “school failure” of their students. These consideration has aroused the theorist’s interest in studying families, seeking to indentify them, so that these characteristics inflict the school more caution when dealing with categorical statements about the family’s normativity in their school rituals. The finals considerations of this study indicate that the investment in training the school comunity, as well a curriculum restructuring are needded, aiming ethics, respect for the diversity and the host of the subjects from these new families configurations. |
Descrição: | OLIVEIRA JUNIOR, Isaias Batista de; MAIO, Eliane Rose. Família e escola: um novo (re) pensar e (re) agir pedagógico. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 10, p. 101-114, 2013. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23439 |
ISSN: | 1983-5000 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_art_iboliveirajuniorermaio.pdf | 98,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.