Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23376
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaciel, Antonio Carlos-
dc.contributor.authorSousa, Andreia da Silva Quintanilha-
dc.contributor.authorBrasileiro, Tania Suely Azevedo-
dc.date.accessioned2017-06-19T16:19:32Z-
dc.date.available2017-06-19T16:19:32Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationMaciel, A. C.; Sousa, A. S. Q.; Brasileiro, T. S. A. (2013)pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23376-
dc.descriptionMACIEL, Antonio Carlos; SOUSA, Andreia da Silva Quintanilha; BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo. Política de C&T e disparidades regionais no brasil: razões para a consolidação das universidades públicas da Amazônia. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 9, p. 54-69, 2013.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of the paper is to discuss the need for expansion of public courses for higher education and consequently the increase in graduate school in the Amazon. The data presented are based on research by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), an agency within the Ministry of Education (MEC), the National Institute of Colonization and Agrarian Reform Amazon and major studies on the subject, among the authors, especially Martins (1986 ) that helps to think agrarian issue. The need for expansion of public higher education is evidenced by all indicators , ratified by the authorities and institutions of science and technology , and a sine qua non for the consolidation of public universities in the North. To demonstrate them, two groups of reasons can be listed: those who point to the reduction of regional disparities and to recognize the urgency of a response to the environmental and social impacts arising from the occupation of the recent socio- economic region.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência e tecnologiapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectExpansãopt_BR
dc.subjectRegião Amazônicapt_BR
dc.titlePolítica de C&T e disparidades regionais no Brasil: razões para a consolidação das universidades públicas da Amazôniapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo do texto é discutir a necessidade da expansão da oferta de cursos públicos para o ensino superior e consequentemente o incremento na pósgraduação na Região Amazônica. Os dados apresentados têm como base as pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão pertencente ao Ministério da Educação (MEC), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária na Amazônia e de importantes estudos sobre o tema, dentre os autores, destaque para Martins (1986) que ajuda a pensar a questão agrária brasileira. A necessidade de expansão de cursos superiores públicos é constatada por todos os indicadores, ratificada pelas autoridades e instituições de ciência e tecnologia, e uma condição sine qua non para a consolidação das universidades públicas do Norte do país. Para demonstrá-las, dois grupos de razões podem ser listados: as que apontam para a diminuição das disparidades regionais e as que reconhecem a urgência de uma resposta aos impactos sócio-ambientais decorrentes da ocupação sócio-econômica recente da região.pt_BR
dc.title.enC &T policy and regional gaps in Brazil: reasons for the consolidation of public universities in the Amazonpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_acmacielasqsousa.pdf219,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.