Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23333
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Flávia Gonçalves da | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-16T14:17:32Z | - |
dc.date.available | 2017-06-16T14:17:32Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Silva, F. G. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-5000 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23333 | - |
dc.description | SILVA, Flávia Gonçalves da. Alienação e o processo de sofrimento e adoecimento do professor: notas introdutórias. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 7, p. 49-64, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | In the last years were increase meanly studies about teacher’s health searching in objective and subjective conditions of worker aspects that allow understand and intervene in health aggravated. A Marxist analysis of these processes implicate not only in understand the work relations in the capitalist mode of production, but understand how worker’s suffering/illness are promoted by these relations. The purpose of the present text is comprehend these processes on the basis of the category alienation, which manifestation occur, in the psychism, in consciousness, specifically in the opposition and/or rupture between senses and meaning of activity and the impossibility of realization of this professional activity as well was executed or prescribed. Because of this, it is understood here that one of main process in which teacher’s psychic suffering and illness are generated, as well the worker in general. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Labor | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alienação | pt_BR |
dc.subject | Sofrimento | pt_BR |
dc.subject | Adoecimento | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | Alienação e o processo de sofrimento e adoecimento do professor: notas introdutórias | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Nos últimos anos vem aumentando significativamente os estudos sobre saúde do trabalhador, em especial do professor, buscando nas condições objetivas e subjetivas do trabalho/trabalhador fatores que possibilitem compreender e intervir nos agravos a saúde. Uma análise marxista desses processos implica não apenas compreender as relações de trabalho no modo de produção capitalista, mas compreender como tais relações promovem sofrimento/adoecimento no trabalhador. O presente texto propõe entender o tal processo a partir da categoria alienação, que se manifesta no psiquismo na consciência, especificamente na oposição e/ou ruptura entre sentidos e significados da atividade e da impossibilidade de realizar a atividade profissional tal como foi realizada e/ou prescrita. Por isso, entende-se que é a alienação um dos principais processos geradores de sofrimento e adoecimento psíquico ocupacional do trabalhador em geral, inclusive do professor. | pt_BR |
dc.title.en | Alienation and the process of teacher's suffering and illness: introductory notes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_art_fgsilva.pdf | 210,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.