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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23318
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Sandra Mara Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-16T13:24:22Z | - |
dc.date.available | 2017-06-16T13:24:22Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Sandra Mara Alves da. Iracema: a beleza selvagem brasileira entre o poético e o prosaico, entre o mítico e o histórico. Revista Entrelaces, Fortaleza, ano 4, n. 4, p. 188-206, set. 2014. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1980-4571 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23318 | - |
dc.description.abstract | This very study, as a main objective, José de Alencar’s main observations about the formal composition of the poem A Confederação dos Tamoios (1856), from Gonçalves de Magalhães. The aesthetic texts bring up reflections about the cearense writer’s thoughts, perceptively influenced by writers, philoshophers and criticists of his time, about poetry, metre and the composition of a work that’s set on a romantic national perspective. Such reflections will become the main principle of our analysis, that intends to acknowledge the poetical character of which is considered one of the main indianist works from Alencar, Iracema (1865); for such, we’ll take as main points the sensible images of this romance and the imagistic representation of the character of Iracema, while we seek to focus the relation between poetic and prosaic contexts, and between the mythical timeline and the historical timeline – such that end up in constructing a myth from Brazilian literature – that composes the romance’s atmosphere that narrates love between the young Tabajara girl and the Portuguese warrior. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrelaces | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Iracema | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Prosa | pt_BR |
dc.subject | Tempo mítico | pt_BR |
dc.title | Iracema: a beleza selvagem brasileira entre o poético e o prosaico, entre o mítico e o histórico | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo tem por base as observações de José de Alencar sobre a composição formal do poema épico A confederação dos tamoios (1856), de Gonçalves de Magalhães. Os textos estéticos refletem o pensamento do escritor cearense, perceptivelmente influenciado por escritores, filósofos e críticos de sua época, acerca do verso, da prosa e da composição de uma obra de cunho nacional romanesca. Tais reflexões serão o princípio norteador de nossa análise, que pretende reconhecer o caráter poético daquela que é considerada uma das principais obras indianista alencarina, Iracema (1865); para tanto, tomaremos como pontos centrais as imagens sensíveis do romance e a representação imagística da personagem Iracema, objetivando focalizar a relação entre as expressões poética e a prosaica, e entre o tempo mítico e o tempo histórico – os quais culminam na construção de um mito na literatura brasileira –, que compõem a atmosfera do romance que narra os amores entre a jovem índia tabajara e o guerreiro português. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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