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Tipo: Artigo de Periódico
Título: As teorias pós-coloniais e o hibridismo em José de Alencar
Título em inglês: Post-colonial theories and the hybridism in José de Alencar
Autor(es): Brito, Sílvia Barbalho
Sousa, Ilza Matias de
Palavras-chave: Hibridismo;Desconstrução;Romance;Hybridism
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrelaces
Citação: BRITO, Sílvia Barbalho; SOUSA, Ilza Matias de. As teorias pós-coloniais e o hibridismo em José de Alencar. Revista Entrelaces, Fortaleza, ano 4, n. 4, p. 206-213, set. 2014.
Resumo: A preocupação da crítica literária do século XIX fora estabelecer um projeto de identidade nacional homogêneo, baseado em relações de semelhança com o modelo colonial. Hoje, através dos estudos das teorias pós-coloniais, podemos nos atrever criticamente perante tais restrições e controle dos pressupostos já consagrados esteticamente, o que nos possibilita lançar um novo olhar para as narrativas brasileiras, como a obra Iracema (1865), de José de Alencar. Propomos uma reflexão sobre essas posturas dominantes, que tendem a esgotar o sentido da obra literária e provocam no romance uma construção dicotômica, de oposições, relacionada aos seus protagonistas. A partir da filosofia da desconstrução de Derrida e Deleuze, e dos estudos culturais de Homi Bhabha, abre-se a possibilidade de reconhecer e discutir o hibridismo em Iracema, numa releitura e ressignificação da obra e dos personagens.
Abstract: The concern of literary criticism of the XIX century was to establish a homogeneous national identity project, based on similarity relations with the colonial model. Today, through the studies of post-colonial theories, we can venture critically with such restrictions and control of the presupposition already established aesthetically, which enables us to launch a new look for the Brazilian narratives, such as the book Iracema (1865), from José de Alencar. We propose a reflection on these dominant positions, which tend to exhaust the meaning of the literary work and provoke in the novel a dichotomous construction, of oppositions, related to its protagonists. Whereof the Derrida and Deleuze’s philosophy of deconstruction, and Homi Bhabha’s cultural studies, opens up the possibility of recognize and discuss the hybridism in Iracema, in a reinterpretation and resignification of the book and the characters.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23317
ISSN: 1980-4571 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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