Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23237
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReis, Clayton Washington dos-
dc.contributor.authorFacci, Marilda Gonçalves Dias-
dc.date.accessioned2017-06-13T10:54:26Z-
dc.date.available2017-06-13T10:54:26Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationReis, C. W.; Facci, M. G. D. (2015)pt_BR
dc.identifier.issn1984-4735-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23237-
dc.descriptionREIS, Clayton Washington dos; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Contribuições da psicologia histórico-cultural para a compreensão da velhice. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, n. 6, p. 99-116, out. 2015.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims at discoursing about the main activity in the old age, taking as point of reference, the assumptions of Cultural-Historical Psychology through the review of literature and interviews conducted with 10 retired seniors. This psychological school presents presuppositions that overcome the biological perspective, so common in the understanding of human development, which is herein characterized as periods influenced by historical conditions of the humanity marked by main or dominant activities. In a few words, it is noted that work seems to be the main activity in the old age, nevertheless, the relationship that the elderly maintain with their job is different from that one accomplished throughout adult life. In fact, most of the time they do not feel valued in a capitalist society in which people are worth at the rate of their production. The ageing process, according to Vygotsky school authors, is rooted in the social relations of production and must be understood through the analysis of these relations.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica Arma da Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectVelhicept_BR
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpt_BR
dc.titleContribuições da psicologia histórico-cultural para a compreensão da velhicept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo objetiva discorrer sobre a atividade principal da velhice, tomando como referência os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, a partir da realização de uma pesquisa bibliográfica e entrevistas com 10 idosos aposentados. Esta escola psicológica apresenta conceitos que superam o olhar biologizante tão comum nas compreensões sobre o desenvolvimento humano, caracterizando-o como períodos que são influenciados pelas condições históricas da humanidade e marcados por atividades principais ou dominantes. A título de conclusão pode-se observar que a velhice parece ter como atividade principal o trabalho, porém, a relação que o idoso mantém com o trabalho mostra-se diferente do período da vida adulta, uma vez que, na maioria das vezes se sente desvalorizado em uma sociedade capitalista na qual as pessoas valem pelo tanto que produzem. A velhice, para os autores da Escola de Vigotski, está alicerçada nas relações sociais de produção e deve ser compreendida a partir da análise dessas relações.pt_BR
dc.title.enHistorical-cultural psychology's contributions to the understanding of old agept_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_cwreismgdfacci.pdf372,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.