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dc.contributor.authorSilveira, Éderson Luís da-
dc.contributor.authorSchneider, Áquelle Miranda-
dc.date.accessioned2017-06-12T16:46:19Z-
dc.date.available2017-06-12T16:46:19Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Éderson Luís da; SCHNEIDER, Áquelle Miranda. As memórias da Emília: tessituras e efeitos de sentido produzidos nas subjetividades de representação. Revista Entrelaces, Fortaleza, ano 3, n. 1, p. 10-23, jul. 2013.pt_BR
dc.identifier.issn1980-4571 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23220-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectSentidospt_BR
dc.subjectMemoriapt_BR
dc.titleAs memórias da Emília: tessituras e efeitos de sentido produzidos nas subjetividades de representaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem por objetivo estudar as redes de sentido tecidas a partir da leitura das memórias da Emília, narradas no livro As memórias da Emília, de Monteiro Lobato. Aqui procuraremos analisar como ocorrem os movimentos e deslocamentos de foco narrativo através daquele que narra, bem como a partir de sua relação com a personagem central das narrativas assinaladas. Assim, analisaremos com foco em teóricos do assunto as narrativas enquanto gênero específico de significação. Destacamos aqui o papel da memória enquanto resultado do entrelaçamento das experiências cotidianas e a importância do lugar nas práticas cotidianas dos narradores, já que os deslocamentos e (re) direcionamentos das vozes na narrativa atuam na movência dos acontecimentos, que são retomados e ressignificados no instante da narrativa.pt_BR
dc.description.abstract-esEste trabajo tiene como objetivo estudiar las redes de forma tejidas de la lectura de las memorias de Emilia, reseñado en el libro "recuerdos de Emilia," Monteiro Lobato. Aquí analizamos cómo se desplaza el foco narrativo y movimientos de quien narra, así como de su relación con el personaje central de las historias que se identifican. Así, desde los teóricos de someter las narrativas mientras específicos de género de significación. Destacamos aquí El papel de la memoria como resultado de enredo de experiencias cotidianas y la importancia del lugar en las prácticas cotidianas de los narradores, desde los desvíos y las direcciones de las voces en (el acto narrativo en movimento de los eventos que se traslada y redefinición de la narrativa.pt_BR
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