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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da penetração, coesão, aderência e desgaste superficial de ligantes alternativos e comerciais para aplicação na imprimação betuminosa de rodovias
Título em inglês: Evaluation of penetration, cohesion, adherence and superficial wear of alternative and commercial cutback for for the use in bituminous primer of the highways
Autor(es): Almeida, Fernando Dácio de
Orientador: Barroso, Suelly Helena de Araújo
Palavras-chave: Transportes;Pavimentos;Sustentabilidade
Data do documento: 2017
Citação: ALMEIDA, F. D. Avaliação da penetração, coesão, aderência e desgaste superficial de ligantes alternativos e comerciais para aplicação na imprimação betuminosa de rodovias. 2017. 149 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: No Brasil, geralmente utiliza-se o asfalto diluído de petróleo do tipo Cura Média (CM-30) para serviços de imprimação betuminosa. Tem-se verificado em países desenvolvidos uma maior restrição na utilização do CM-30 na imprimação, por ele ser considerado poluente ao meio ambiente devido à própria manipulação do material betuminoso, bem como a emissão de hidrocarbonetos orgânicos voláteis. Na área de pavimentação, verifica-se pouca informação sobre o comportamento dos produtos comerciais e alternativos para emprego em imprimação, destacando-se a necessidade de se desenvolver estudos sobre o desempenho de ligantes alternativos menos poluentes que venham, no futuro, substituir o CM-30. Sendo assim, o objetivo geral desta dissertação foi investigar o comportamento de ligantes comerciais e alternativo para o emprego em serviços de imprimação betuminosa. Para tanto, foram avaliados os parâmetros de penetração, coesão, aderência e desgaste superficial de uma base imprimada, com solo arenoso, usando-se: (i) um ligante comercial de referência do tipo CM-30, (ii) um ligante alternativo produzido em laboratório a partir da mistura de um CAP com D-limoneno, óleo vegetal obtido a partir de cascas de frutas cítricas e (iii) três ligantes comerciais. De forma geral, para a base arenosa testada, o ligante alternativo com D-limoneno apresentou resultados promissores quando comparado aos ligantes de referência e comerciais para todos os parâmetros avaliados. Concluiu-se que o ligante alternativo pode representar uma alternativa ambientalmente mais autossustentável por utilizar óleo vegetal como solvente em substituição ao solvente betuminoso usado na produção do CM-30.
Abstract: In Brazil, the cutback of Medium Cure (CM-30) is usually used for bituminous primer services. In developed countries, there has been a greater restriction on the use of the CM-30 in the primer because it is considered damaging to the environment due to the very manipulation of bituminous material as well as the emission of volatile organic hydrocarbons. In the pavement area, little information is available on the behavior of commercial and alternative products for the use in bituminous primer services, the need to develop studies on alternative materials, less polluting cutbacks that may in the future replace the CM- 30. The general objective of this research was to investigate the behavior of commercial cutbacks and alternative cutbacks for the use in services of bituminous primer. For this purpose, the parameters of penetration, cohesion, adhesion and surface wear of a primed base with sandy soil were evaluated using: (i) a commercial reference cutback of type CM-30, (ii) An alternative cutback produced in the laboratory from the blend of a CAP with D-limonene, a vegetable oil obtained from citrus peel; and (iii) three commercial cutbacks. In general, for the sandy base tested, the alternative cutback with D-limonene showed promising results when compared to reference and commercial cutbacks for all evaluated parameters. It was concluded that the alternative cutback may represent an environmental friendly alternative using vegetable oil as solvent instead of the solvent used in CM-30 production.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23211
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