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dc.contributor.authorConte, Maria Beatriz Franze-
dc.contributor.authorPaula, Maria Angela Boccara de-
dc.date.accessioned2017-06-08T15:22:31Z-
dc.date.available2017-06-08T15:22:31Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationConte, M. B. F.; Paula, M. A. B. (2016)pt_BR
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23139-
dc.descriptionCONTE, Maria Beatriz Franze; PAULA, Maria Angela Boccara de. A docência e o ensino técnico. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 38, n. 72, p. 20-32, jul./dez. 2016.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to identify the social representations of teachers of technical education on being teacher. The method was descriptive and qualitative approach, having as reference the Social Representations Theory. It was used a semi-structured interview for data collection, based on the guiding question: “Tell me about your employment history. How did you become teachers?“. Ten teachers from a private educational institution participated in the survey. Data were analyzed according to the Discurso do Sujeito Coletivo methodology and led to the development of a speech, with the central idea: I never imagined myself teaching. The speech brought to its content, social representation that is anchored in the idea of teaching as a vocation. Thus, this study shows the need for reflection on the importance of attention to the training of technical education in educational institutions of teachers, contributing to the exercise of teaching more aware and less intuitive.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectSocial representationpt_BR
dc.titleA docência e o ensino técnicopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho objetiva identificar as representações sociais dos professores do ensino técnico sobre o ser docente. O método é descritivo, de abordagem qualitativa, tendo como referencial a Teoria das Representações Sociais (TRS). Utiliza a entrevista semiestruturada para a coleta de dados, tendo como base a questão norteadora: “Fale sobre seu histórico profissional. Como você se tornou docente?”. Participam da pesquisa dez docentes de uma instituição de ensino privada. Os dados foram analisados de acordo com a Metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo e levaram ao desenvolvimento de um discurso com a seguinte ideia central: “Nunca me imaginei docente”. O discurso trazia, em seu conteúdo, representação social (RS) que se ancorava na ideia da docência como vocação. Diante disso, este estudo mostra a necessidade de reflexão a respeito da importância, na formação em educação, dos professores de instituições de ensino técnico, contribuindo assim para o exercício de uma docência mais consciente e menos intuitiva.pt_BR
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