Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23138
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Lilian Cristine Ribeiro-
dc.contributor.authorBarbieri, Alexandre A. Dias-
dc.contributor.authorSilva, Diogo Cezar-
dc.contributor.authorLopes, Thais Armando-
dc.date.accessioned2017-06-08T15:18:57Z-
dc.date.available2017-06-08T15:18:57Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationNascimento, L. C. R.; Barbieri, A. A. D.; Silva, D. C.; Lopes, T. A. (2016)pt_BR
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23138-
dc.descriptionNASCIMENTO, Lilian Cristine Ribeiro; BARBIERI, Alexandre A. Dias; SILVA, Diogo Cezar; LOPES, Thais Armando. A profissão docente sob a ótica do professor. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 38, n. 72, p. 33-48, jul./dez. 2016.pt_BR
dc.description.abstractThis article is the result of a practical activity developed in the class of “Psychology and Education”, which is mandatory for undergraduate degrees at a university located in the state of São Paulo (Brasil). In addition to the observation in the classroom of elementary school and secondary school, it was proposed to carry out an interview with the teachers who were observed in schools. The questions of the interview were about the reasons for the choice of their profession, the main difficulties in teaching, teaching resources and assessment methods they use, and other considerations on the teaching career. The number of interviewees was 33 teachers from public and private schools. The results showed that the reason for the choice of the profession for most teachers was the desire to teach. The difficulties most frequently mentioned by teachers, in day-by-day of school, were indiscipline, the lack of interest of students and devaluation of the career, although most of them maintain the commitment to the profession and consider that they were successful so far.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.titleA profissão docente sob a ótica do professorpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo é resultado da atividade prática desenvolvida na disciplina obrigatória Psicologia e Educação dos cursos de licenciatura de uma universidade localizada no estado de São Paulo. Além da observação em sala de aula do ensino fundamental II e ensino médio, propôs-se a realização de uma entrevista com os professores observados nas escolas. As questões se referem aos motivos da escolha da profissão, às principais dificuldades na docência, aos recursos didáticos, às formas de avaliação utilizadas, bem como a outras considerações sobre a carreira docente. O número de sujeitos entrevistados foi de 33 professores, de escolas públicas e privadas. Os resultados da pesquisa apontaram que o motivo da escolha para a maioria dos entrevistados foi o desejo de ensinar. As dificuldades mais apontadas no cotidiano escolar foram indisciplina, desinteresse dos alunos e desvalorização da carreira. No entanto, a maioria dos entrevistados mantém o empenho na profissão e se considera bem-sucedida.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_lcrnascimentoaadiasbarbieri.pdf252,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.