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dc.contributor.authorLima, Cristiane Maria Abreu-
dc.contributor.authorJimenez, Maria Susana Vasconcelos-
dc.date.accessioned2017-06-08T10:38:08Z-
dc.date.available2017-06-08T10:38:08Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn1984-4735-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23107-
dc.descriptionLIMA, Cristiane Maria Abreu; JIMENEZ, Maria Susana Vasconcelos. O centro acadêmico de pedagogia da UECE e a luta em defesa da universidade pública. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 3, n. 3, p. 210-215, dez. 2011.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica Arma da Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUniversidade públicapt_BR
dc.subjectReforma universitáriapt_BR
dc.subjectEducação em tempos de crisept_BR
dc.titleO centro acadêmico de pedagogia da UECE e a luta em defesa da universidade públicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO texto aqui apresentado relata, na forma de um resumo expandido, a história do Centro Acadêmico de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), decorrida entre os anos de 2005 e 2010, registrada através de uma Monografia de Graduação do Curso de Pedagogia da mesma Universidade. Referida Monografia cumpriu, em verdade, o papel central de atualizar a história do Centro Acadêmico de Pedagogia da UECE - CAPE, sobre a qual já se debruçaram algumas investigações anteriores, mormente, a tese de doutorado de Araújo, concluída em 2006. Como esta última, lança mão, fundamentalmente, para o registro a que se propõe, de documentos produzidos pelo CAPE, tais como, notas, panfletos, jornais, ofícios circulares, cartazes de eventos, dentre outros. A exemplo, ainda, do que é encaminhado na tese de doutorado de Araújo, na Monografia em foco, leva-se em conta o complexo de determinantes que se encontrariam na base da intensificação inédita do processo de mercantilização do ensino, situando o fenômeno no quadro da crise contemporânea do capital, caracterizada por Mészáros (1995), como de caráter estrutural. Por fim, articula-se a trajetória do Centro Acadêmico de Pedagogia ao Movimento Estudantil da UECE em seu todo, destacando-se sua participação nos movimentos reivindicatórios quanto à garantia do caráter público da universidade e contra a precarização das condições de trabalho e estudo no seio da UECE.pt_BR
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