Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23093
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nomeriano, Aline Soares | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-07T16:35:13Z | - |
dc.date.available | 2017-06-07T16:35:13Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | Nomeriano, A. S. (2011) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-4735 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23093 | - |
dc.description | NOMERIANO, Aline Soares. A atual política educacional brasileira consignada no Plano de Desenvolvimento da Educação: uma concepção fundamentada na pedagogia do capital. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 3, n. 3, p. 68-87, dez. 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this article, we analyze the limits and implications of the current Brazilian educational policy summarized in the Development Plan for Education - PDE, an action set up in Luiz Inácio Lula da Silva’s second term. In the light of Marxist theoretical perspective, we are looking to demonstrate that the World Bank succeeded making effective its policy of Education for All in the countries of which on the periphery of capitalism, becomes the tool that can provide these nations with the illusion of overcoming social inequalities and the "sustainable development" in the so called "globalized world". In the same sense, the conception of education that guides the PDE, points out, among other things, to the progressive dilution of state responsibility towards public education and transfer it to a "broader social effort." Thus, the PDE in line with the Plan of Education for All Goals Commitment represents the most comprehensive prescription for the adequacy of the Brazilian educational policy to the interests of big capital in structural crisis. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Eletrônica Arma da Crítica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Política da Educação | pt_BR |
dc.subject | Banco Mundial | pt_BR |
dc.subject | Capitalismo periférico | pt_BR |
dc.title | A atual política educacional brasileira consignada no Plano de Desenvolvimento da Educação: uma concepção fundamentada na pedagogia do capital | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste artigo, analisamos os limites e as implicações da atual política educacional brasileira sintetizada no Plano de Desenvolvimento da Educação − PDE, uma ação criada no segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. À luz da perspectiva teórica marxista, procuramos demonstrar que o Banco Mundial venceu na efetivação de sua política de Educação para Todos, nos países do capitalismo periférico, a qual passa a ser o artifício que pode propiciar a essas nações, o clima ilusório de superação das desigualdades sociais e do “desenvolvimento sustentável” no chamado “mundo globalizado”. Nesse mesmo sentido, a concepção de educação que orienta o PDE aponta, entre outros elementos, para a diluição progressiva da responsabilidade do Estado para com a educação pública e a transferência desta para um “esforço social mais amplo”. Desse modo, o PDE em consonância com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, representa o mais completo receituário para a adequação da política educacional brasileira aos interesses do grande capital em crise estrutural. | pt_BR |
dc.title.en | Today's brazilian educational policy synthesized in the education development plan: a conception based upon capital's pedagogy | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_art_asnomeriano.pdf | 118,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.