Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23031
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Marteana Ferreira de-
dc.date.accessioned2017-06-02T23:07:06Z-
dc.date.available2017-06-02T23:07:06Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationLima, M. F. (2009)pt_BR
dc.identifier.issn1984-4735-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23031-
dc.descriptionLIMA, Marteana Ferreira de. Das pedagogias do aprender a aprender à inovação da aula universitária: a didática sob a lógica do mercado. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 95-110, jan. 2009.pt_BR
dc.description.abstractThe article discusses the connection between the learning to learn pedagogies and the proposal relative to the innovative university class, both understood as means of adapting human development to the needs of capitalist society in the context of its structural crisis. While the first approach is linked to the learning process, seeking to adjust the student to capital imposed market ongoing transformations; the latter focuses upon the teacher’s action, breaking apart with traditional practices, and emphasizing, on the contrary, procedures centered upon the dimension of the day to day dimension within the pedagogical process. It also analyzes the teacher’s role in the scope of both propositions, pointing out their clear association to the scope of alienated dailiness, attaching importance to commonplace values in place of theoretical advancements. It is indicated, moreover, that this sort of ideas goes radically against Vigotski’s view of teaching, as centered upon the process of knowledge appropriation. In fact, it is asserted that both approaches fail to impart value to the act of transmitting systematized knowledge, stressing, instead, those practices which bring to light the students’ spontaneous acts. Based upon Saviani’s concept of teaching praxis, on the one hand, and Tonet’s understanding of education and emancipation relationship, on the other, it underlines, in brief, the foundations of the two above mentioned approaches, highlighting the obstacles put by them both, to an educational praxis committed to human emancipation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica Arma da Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.titleDas pedagogias do aprender a aprender à inovação da aula universitária: a didática sob a lógica do mercadopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo discute a relação entre as pedagogias do aprender a aprender e a proposta afeta à inovação da aula universitária, compreendendo-os como mecanismos de adaptação da formação humana às necessidades impostas pela sociabilidade capitalista no contexto de crise estrutural. Enquanto a primeira abordagem está vinculada à aprendizagem do aluno, buscando uma adaptação deste às transformações em curso no mercado movido pelo capital, a segunda focaliza a atuação docente, dando destaque às formulações que operam rupturas com as práticas tradicionais, inaugurando ações didático-pedagógicas voltadas à cotidianidade. Examina o significado da docência em ambas as abordagens, destacando uma clara vinculação das suas propostas a uma imersão no cotidiano alienado, através da valorização do senso comum e do recuo da teoria. Comparando a visão de docência apresentada nesses dois fenômenos à concepção vigotskiana, observa que a centralidade do processo de apropriação do conhecimento sistematizado na teoria de Vigotski acerca da docência é diametralmente oposta às concepções subjacentes às pedagogias do aprender a aprender e à proposta de inovação da aula universitária, considerando o fato de essas últimas secundarizarem os processos de transmissão do conhecimento sistematizado e indicarem práticas em cujo cerne reinaria a ação espontânea dos sujeitos. Examina a concepção de práxis docente elaborada por Saviani e a relação educação e emancipação, conforme Tonet. Indica, em suma, os princípios fundamentais da atividade educativa com caráter de emancipação e avalia o significado das abordagens examinadas, destacando o papel de entrave que estas assumem em relação à práxis docente comprometida com a emancipação humana, uma vez que não obstaculizam a objetivação de tais princípios.pt_BR
dc.title.enFrom the learning to learn pedagogies to the innovative university class: didactics under the market logicpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_mflima.pdf179,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.