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dc.contributor.authorMaceno, Talvanes Eugênio-
dc.date.accessioned2017-06-02T22:59:56Z-
dc.date.available2017-06-02T22:59:56Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationMaceno, T. E. (2009)pt_BR
dc.identifier.issn1984-4735-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23028-
dc.descriptionMACENO, Talvanes Eugênio. Considerações sobre as (im)possibilidades e limites da universalização da educação escolar no Brasil: o imperativo do processo genético da formação social brasileira. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 34-58, jan. 2009.pt_BR
dc.description.abstractThe article intends to assess the possibilities of universalization of schooling in Brazil. It is herein understood that the correct comprehension of the subject can only be achieved in view of the genetic-historical formation of Brazil. In conclusion, the study indicates that the colonial path which characterizes the capitalist development in Brazil, does not permit that the level reached by the central capitalist countries as far as schooling universalization is concerned reproduces it self in Brazil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica Arma da Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUniversalização da educaçãopt_BR
dc.subjectVia colonialpt_BR
dc.subjectCapitalismo hipertardiopt_BR
dc.titleConsiderações sobre as (im)possibilidades e limites da universalização da educação escolar no Brasil: o imperativo do processo genético da formação social brasileirapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo visa tecer algumas considerações iniciais sobre as possibilidades da universalização da educação no Brasil. Entende-se que a correta apreensão desse objeto só pode ocorrer mediante a análise da formação histórico-genética do Brasil. Conclui-se que, a via colonial, que marca o desenvolvimento capitalista brasileiro, impede que o grau de universalização conquistado nos países centrais do capitalismo se reproduza no Brasil.pt_BR
dc.title.enNotes on the (im)possibilities and limitations concernig schooling universalization in Brazil: the imperativeness of brazilian genetic-genetic-historical formationpt_BR
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