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dc.contributor.authorCamurça, Kamile Lima de Freitas-
dc.contributor.authorMoreira, Antônio Nilson Gomes-
dc.contributor.authorBraga, Gleíza Guerra de Assis-
dc.date.accessioned2017-06-02T21:17:55Z-
dc.date.available2017-06-02T21:17:55Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationCAMURÇA, Kamile Lima de Freitas; MOREIRA, Antônio Nilson Gomes; BRAGA, Gleíza Guerra de Assis. Programa de Autonomia Escolar: desafios para a construção progressiva da autonomia financeira das escolas de Maracanaú, no Ceará. Revista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL), Fortaleza, ano 5, v. 2, n. 10, p. 37-43, jul./dez. 2012.pt_BR
dc.identifier.issn1984-3100-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23018-
dc.description.abstractThis article examines the public policy of school autonomy in the city of Maracanaú, Ceará State, focusing on the position that the financial management of the school plays in the field of educational discussions. Introduces the concepts of school autonomy that pervade the debate this topic. Discusses the contributions of the policy of transferring funds for the construction of autonomy and democratization of management. It is based on exploratory research and documentary sources, focusing on compliance with the principles of public administration. Finally, it points to the contribution that the adoption of decentralization strategies can bring towards autonomy and democratic management of the school.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Avaliação de Políticas Públicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectAutonomia financeirapt_BR
dc.subjectDescentralizaçãopt_BR
dc.titlePrograma de Autonomia Escolar: desafios para a construção progressiva da autonomia financeira das escolas de Maracanaú, no Cearápt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo analisa a política pública de autonomia escolar do município de Maracanaú, estado do Ceará, enfocando a posição que a gestão financeira da escola assume no âmbito das discussões educacionais. Apresenta as concepções de autonomia escolar que permeiam o debate desta temática. Discute as contribuições da política de transferência de recursos financeiros para a construção da autonomia e democratização da gestão. Baseiase na pesquisa exploratória e em fontes documentais, focalizando o cumprimento dos princípios da administração pública. Aponta, finalmente, para a contribuição que a adoção de estratégias de descentralização poderá trazer rumo à autonomia e à gestão democrática da escola.pt_BR
dc.title.enSchool Autonomy Program: challenges for the progressive construction of financial autonomy of Maracanaú’s schools, in Cearápt_BR
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