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dc.contributor.authorSilva Neto, José Tavares da-
dc.contributor.authorPassos, Guiomar de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-06-02T21:11:21Z-
dc.date.available2017-06-02T21:11:21Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSILVA NETO, José Tavares da; PASSOS, Guiomar de Oliveira. Avaliação política dos institutos federais de educação no desenvolvimento: entre o mercado e os excluídos. Revista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL), Fortaleza, ano 5, v. 2, n. 10, p. 7-19, jul./dez. 2012.pt_BR
dc.identifier.issn1984-3100-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23016-
dc.description.abstractIt examines the meanings defined in the creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology, it is inquiring about its direction and established organizational mechanism to achieve it. The procedure is a political appraisement of this transformation, based on Figueiredo and Figueiredo (1986) and Arretche (1998) and making use of legislation and government plans founders, analyzed by content type “inductive-constructive”. It was found that the Institutes are dedicated to the development understood as much as economic stability, the central “restrictive institutional convention”, as income generation opportunities, indicator of the “neo-developmentalist convention.” The medium for this is, mainly, the provision of professional education courses and toplevel defined as the potential local and regional decentralized units of autonomous organizations. Thus, what drives the creation of Institutes is the link between qualification of handiwork and development, now anchored in the idea of growing productivity and attitudes such as entrepreneurship and cooperative system.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Avaliação de Políticas Públicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica de educação profissionalpt_BR
dc.subjectAvaliação políticapt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleAvaliação política dos Institutos Federais de Educação no desenvolvimento: entre o mercado e os excluídospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrExaminam-se os sentidos definidos na criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, inquirindo-se sobre sua direção e mecanismo organizacional estabelecido para alcançálos. Procede-se a uma avaliação política dessa transformação, com base em Figueiredo e Figueiredo (1986) e Arretche (1998) e valendo-se da legislação e planos governamentais instituidores, submetidos à análise de conteúdo de tipo “indutivoconstrutiva”. Constatou-se que os Institutos estão direcionados para o desenvolvimento, compreendido como estabilidade econômica, central na “convenção institucional restritiva”, assim como geração de oportunidades de renda, aspecto balizador da “convenção neodesenvolvimentista”. O meio para isso é, principalmente, a oferta de cursos de educação profissional e de nível superior definidos conforme as potencialidades locais e regionais das unidades descentralizadas das organizações autônomas. Desse modo, o que orienta a criação dos Institutos é o nexo entre qualificação da mão de obra e desenvolvimento, agora ancorado na ideia de produtividade e cultivo de atitudes, como empreendedorismo e cooperativismo.pt_BR
dc.title.enPolitical assessment of the Federal Institutes of Education in development: between the market and the excludedpt_BR
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