Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23007
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Nara Poliana de Souza-
dc.contributor.authorGussi, Alcides Fernando-
dc.date.accessioned2017-06-02T20:06:35Z-
dc.date.available2017-06-02T20:06:35Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSANTOS, Nara Poliana de Souza; GUSSI, Alcides Fernando. Aportes teórico-metodológicos de uma pesquisa avaliativa: considerações a partir do estudo do REUNI na UFT. Revista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL), Fortaleza, ano 5, v. 1, n. 10, p. 43-54, jan./jun. 2012.pt_BR
dc.identifier.issn1984-3100-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23007-
dc.description.abstractThis paper examines the conceptual and methodological issues related to the evaluation of social policies and programs, as well as the presentation of the methodological procedures and main results of an evaluative study of the Support Programme for the Restructuring and Expansion of Federal Universities - REUNI (Reestruturação e Expansão das Universidades) at Federal University of Tocantins - UFT. We present the necessary procedures to objectively assess a policy and the methodological resources to be considered in the evaluation of public policy, then we present the concept and steps for conducting an evaluation research in depth, based on four axes namely: content analysis of policy or program, including its formulation, its conceptual foundations and its internal consistency; institutional trajectory; the temporal and territorial spectrum; and the analysis of the context of formulation thereof. Finally, it describes the process of construction of REUNI evaluation research based on the notion of in-depth evaluation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Avaliação de Políticas Públicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação de políticas públicaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDemocratizaçãopt_BR
dc.titleAportes teórico-metodológicos de uma pesquisa avaliativa: considerações a partir do estudo do REUNI na UFTpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO foco deste artigo são os aspectos conceituais e metodológicos relacionados com a avaliação de políticas e programas sociais, e a apresentação dos procedimentos metodológicos e principais resultados de uma pesquisa avaliativa do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI na Universidade Federal do Tocantins - UFT. Apresentamos os procedimentos necessários para que uma política possa ser objetivamente avaliada e os recursos metodológicos a serem considerados no processo de avaliação de uma política pública; em seguida, apresentamos o conceito e passos para a realização de uma pesquisa avaliativa em profundidade, baseada em quatro eixos, a saber: análise de conteúdo da política ou programa, contemplando sua formulação, bases conceituais e coerência interna; trajetória institucional; espectro temporal e territorial; e análise do contexto de formulação dos mesmos. Para tanto, apresentamos o processo de construção da pesquisa avaliativa do programa REUNI, baseado na noção de avaliação em profundidade.pt_BR
dc.title.enTheoretical and methodological contribution of evaluative research: considerations about the study of REUNI at UFTpt_BR
Aparece nas coleções:MAPP - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_npssantosafgussi.pdf382,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.