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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23007
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Nara Poliana de Souza | - |
dc.contributor.author | Gussi, Alcides Fernando | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-02T20:06:35Z | - |
dc.date.available | 2017-06-02T20:06:35Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Nara Poliana de Souza; GUSSI, Alcides Fernando. Aportes teórico-metodológicos de uma pesquisa avaliativa: considerações a partir do estudo do REUNI na UFT. Revista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL), Fortaleza, ano 5, v. 1, n. 10, p. 43-54, jan./jun. 2012. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-3100 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23007 | - |
dc.description.abstract | This paper examines the conceptual and methodological issues related to the evaluation of social policies and programs, as well as the presentation of the methodological procedures and main results of an evaluative study of the Support Programme for the Restructuring and Expansion of Federal Universities - REUNI (Reestruturação e Expansão das Universidades) at Federal University of Tocantins - UFT. We present the necessary procedures to objectively assess a policy and the methodological resources to be considered in the evaluation of public policy, then we present the concept and steps for conducting an evaluation research in depth, based on four axes namely: content analysis of policy or program, including its formulation, its conceptual foundations and its internal consistency; institutional trajectory; the temporal and territorial spectrum; and the analysis of the context of formulation thereof. Finally, it describes the process of construction of REUNI evaluation research based on the notion of in-depth evaluation. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Avaliação de Políticas Públicas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Democratização | pt_BR |
dc.title | Aportes teórico-metodológicos de uma pesquisa avaliativa: considerações a partir do estudo do REUNI na UFT | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O foco deste artigo são os aspectos conceituais e metodológicos relacionados com a avaliação de políticas e programas sociais, e a apresentação dos procedimentos metodológicos e principais resultados de uma pesquisa avaliativa do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI na Universidade Federal do Tocantins - UFT. Apresentamos os procedimentos necessários para que uma política possa ser objetivamente avaliada e os recursos metodológicos a serem considerados no processo de avaliação de uma política pública; em seguida, apresentamos o conceito e passos para a realização de uma pesquisa avaliativa em profundidade, baseada em quatro eixos, a saber: análise de conteúdo da política ou programa, contemplando sua formulação, bases conceituais e coerência interna; trajetória institucional; espectro temporal e territorial; e análise do contexto de formulação dos mesmos. Para tanto, apresentamos o processo de construção da pesquisa avaliativa do programa REUNI, baseado na noção de avaliação em profundidade. | pt_BR |
dc.title.en | Theoretical and methodological contribution of evaluative research: considerations about the study of REUNI at UFT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MAPP - Artigos publicados em revistas científicas |
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