Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22914
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação interprofissional na formação superior em saúde: análise do programa educação pelo trabalho (pet-saúde/saúde da família) |
Título em inglês: | Interprofessional education in higher education in health: analysis of the education through work program (pet-health / family health) |
Autor(es): | Coelho, Luisa Cela de Arruda |
Orientador: | Barreto, Ivana Cristina de Holanda Cunha |
Coorientador: | Loiola, Francisco Dias, Maria Socorro Araújo Vasconcelos, Maristela Inês Osawa |
Palavras-chave: | Educação Interprofissional;Formação em Saúde;Saúde da Família |
Data do documento: | 28-Ago-2013 |
Instituição/Editor/Publicador: | Biblioteca da Universidade Federal do Ceará |
Citação: | COELHO, L. C. A. (2013) |
Resumo: | Estuda-se o PET-Saúde/Saúde da Família, iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 1.802, de 26 de agosto de 2008, destinado a fomentar grupos de aprendizagem tutorial interprofissionais na Estratégia Saúde da Família. Insere-se no âmbito das estratégias que visam promover mudanças na formação dos profissionais de saúde. O objetivo do trabalho é analisar as evidências de atividades de educação interprofissional no desenvolvimento do Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde/Saúde da Família (PET-Saúde/Saúde da Família). Trata-se de pesquisa qualitativa com caráter compreensivo, com base nas formulações teóricas da Educação Interprofissional e da Educação Superior na Saúde. Utilizamos a Análise Documental tendo como fonte de dados os Relatórios Finais enviados pelos coordenadores dos Programas ao Ministério da Saúde. O edital nº 18/2009 selecionou 111 projetos que congregam 484 grupos PET-Saúde provenientes de todas as regiões do Brasil, frutos da parceria entre instituições de ensino, secretarias municipais de saúde (SMS), o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. Estes projetos foram desenvolvidos ao longo dos anos de 2010 e 2011 e constituem o universo da nossa pesquisa. Utilizamos três categorias em nossa análise: interação entre estudantes de diferentes cursos, articulação ensino-serviço e metodologias ativas de ensino. Os resultados mostram que há indícios de que o PET-Saúde/SF constitui-se como estratégia que induz a utilização da educação interprofissional enquanto estratégia pedagógica para fomentar uma prática colaborativa entre profissionais de diferentes categorias. O PET-Saúde, neste sentido, parece ter sido uma iniciativa acerta, uma vez que procura desenvolver nos futuros trabalhadores da saúde as competências necessárias para enfrentar os desafios do sistema de saúde e a sensibilidade necessária para fortalecer o compromisso com a saúde do público. |
Abstract: | Studies the PET-Saúde/Saúde Family, an initiative of the Ministries of Health and Education, established by Ministerial Decree No. 1,802, of August 26, 2008 aimed at promoting inter-group tutorial learning in the Family Health Strategy. Falls within the strategies to promote changes in the training of health professionals. The objective is to analyze the evidence of interprofessional education activities in the development of the Education Program for Work in Health / Family Health (Family PET-Saúde/Saúde). It is a qualitative research with comprehensive character, based on theoretical formulations of Interprofessional Education and Higher Education in Health used the Document Analysis as a data source with the final reports submitted by the coordinators of the programs to the Ministry of Health The edict No. 18/2009 111 selected projects that bring together 484 PET-Health groups from all regions of Brazil, the fruits of the partnership between educational institutions, municipal health (SMS), the Ministry of Health and Ministry of Education of these projects have been developed Throughout the years of 2010 and 2011 and constitute the universe of our research. We use three categories in our analysis: interaction between students from different courses, teachingservice and active teaching methods-The results show that there is evidence that PETSaúde/SF constitutes a strategy that induces the use of interprofessional education while pedagogical strategy to foster a collaborative practice between professionals of different categories. The PET-Health in this sense seems to have been an initiative hits since it seeks to develop in future health workers the necessary skills to meet the challenges of the health system and the sensitivity needed to strengthen the commitment to the health of the public. |
Descrição: | COELHO, L.C.A. Educação interprofissional na formação superior em saúde: análise do programa educação pelo trabalho (pet-saúde/saúde da família). 2013. 172 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará , Sobral, 2013. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22914 |
Aparece nas coleções: | PPGSF - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao de Luisa Cela de Arruda Coelho.pdf | COELHO, L.C.A. Educação interprofissional na formação superior em saúde: análise do programa educação pelo trabalho (pet-saúde/saúde da família). 2013. 172 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará , Sobral, 2013. | 1,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.