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dc.contributor.advisorSeveriano, Maria de Fátima Vieira-
dc.contributor.authorLima, Lúcio Flávio Gomes de-
dc.date.accessioned2012-03-14T14:49:36Z-
dc.date.available2012-03-14T14:49:36Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationLIMA, Lúcio Flávio Gomes de. Subjetividade e novas tecnologias: um estudo da mediação tecnológica de telefones celulares, nas interações de jovens. 2006. 152f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza-CE, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2286-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectSubjetividade contemporâneapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectTeoria Críticapt_BR
dc.subjectInclusão/ exclusãopt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectContemporary subjectivitypt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectCritical Theorypt_BR
dc.subjectInclusion / Exclusionpt_BR
dc.subjectYoungpt_BR
dc.subjectConsumptionpt_BR
dc.subjectTelefonia celularpt_BR
dc.subjectJovens - Efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectAnúncios e jovenspt_BR
dc.subjectConsumidores - Atitudespt_BR
dc.titleSubjetividade e novas tecnologias: um estudo da mediação tecnológica de telefones celulares, nas interações de jovenspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA utilização de mediadores tecnológicos nas relações entre os jovens faz parte de nossa contemporaneidade, cabendo à psicologia investigar as repercussões psíquicas provenientes do uso desses artifícios. Dentre estes aparelhos, os telefones celulares parecem ocupar local de destaque, por uma série de razões, dentre as quais, sua alta acessibilidade, por grande parte da população. As cores, os modelos e as funções dos telefones celulares constituem-se em atrativos que chamam a atenção dos jovens, fortalecendo o consumo destes bens, os quais estão inseridos em lógica de promoção publicitária que alardeia elementos signos. Nessa forma de publicização, os atributos técnicos dos aparelhos perdem espaço frente aos aspectos sígnicos. As relações estruturadas a partir desses mediadores, ou mesmo que têm sua manutenção garantida por eles, podem eliciar uma série de elementos constitutivos inéditos nas relações. Dessa feita, o presente trabalho tem por objetivos: identificar as repercussões psicossociais mais significativas derivadas do consumo de telefones celulares entre jovens na faixa etária de 14 a 18 anos, de ambos os sexos e de níveis socioeconômico A e B; avaliar possíveis mudanças nas estratégias de inserção/exclusão grupal, decorrentes da mediação tecnológica da relação entre os jovens pesquisados e por fim analisar criticamente o discurso dos jovens relacionando-o com os dados quantitativos, com os dados qualitativos e com o referencial teórico pesquisado. Para tanto, a metodologia empregada atuou em duas frentes. Na primeira, quantitativa, desenvolveu-se uma escala de atitudes, a qual foi aplicada em uma amostra de vinte oito jovens. Essa, foi selecionada a partir da aplicação do Critério de classificação Econômica Brasil (ANEP). Na parte qualitativa, foram realizados quatro grupos de discussão, com um encontro cada um e posterior análise das falas dos jovens. Nessa etapa foram selecionadas quatro categorias de análise: relação de amizade, relação amorosa, tecnologia/ publicidade e público/ privado. Os resultados mais significativos sugerem que os telefones celulares têm sua importância ligada à manutenção das relações já estabelecidas, que as relações mesmo mediadas necessitariam de um encontro cara-a-cara para só possa perdurar e que o telefone celular rivaliza com outros sinos do consumo,como elemento balizador das estratégias de exclusão e inclusão socialpt_BR
dc.title.enSubjectivity and new technologies: a study of the technological mediation of cellular telephones, in the interactions of youngpt_BR
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

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