Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22765
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Recursos educacionais abertos como tecnologias educacionais na educação superior e na promoção da saúde |
Título em inglês: | Open educational resources as educational technology in higher education and health promotion |
Autor(es): | Cavalcante, Lidia Eugenia Silva, Andréa Soares Rocha da |
Palavras-chave: | Educação aberta;Recursos educacionais abertos;Informação e saúde;Open education;Open educational resources;Learning;Information and health |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) |
Citação: | CAVALCANTE, Lidia Eugenia; SILVA, Andréa Soares Rocha da. Recursos educacionais abertos como tecnologias educacionais na educação superior e na promoção da saúde. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 17, 2016, Bahia. Anais... Bahia: ANCIB, 2016, 18p. |
Resumo: | A educação aberta e o uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) são assuntos cada vez mais discutidos, na atualidade, por gestores, docentes e pesquisadores da área da saúde, preocupados, especialmente, com o acesso ao conhecimento e formação profissional. Isso ocorre, principalmente, porque educação, informação e saúde são recursos preciosos para o desenvolvimento de um país, e para a qualidade de vida de seus cidadãos. A partir de tal argumentação, este estudo tem por objetivo compreender e analisar como se dá a utilização de REA por parte de docentes que atuam em cursos de educação superior em saúde. Para tanto, realizou-se pesquisa qualitativa com docentes da Universidade Federal do Ceará (UFC), que atuam nos cursos de graduação e pós-graduação em Medicina, Enfermagem, Odontologia e Fisioterapia, mediante aplicação de questionário pelo Google Drive. Em relação aos resultados obtidos, conclui-se que, ainda há pouco conhecimento e uso desses recursos por parte dos docentes pesquisados, que destacam alguns entraves como: falta de capacitação e de competências para utilização, bem como falta de liberdade para criar e inovar em suas práticas educativas. |
Abstract: | The open education and the use of Open Educational Resources (OER) are currently subject widely discussed for managers, teachers, and researchers in the health field. The debate especially concerns the access to knowledge and training. In fact, it mainly occurs because the education, information, and the health are valuable resources for the development of a nation, and for the quality of life of its citizens. Based on these perspectives, the present study aims to understand and analyze how the teachers, who work in high-education courses in health, have used the OER in their practices. Therefore, we carried out a qualitative research with professors of the Federal University of Ceará (UFC) teaching in undergraduate and graduate programs in medicine, nursing, dentistry and physiotherapy. The evaluation strategy was to applying a questionnaire by using the Google Docs. According to the results, it was concluded that there are, even, little degree of knowledge, and negligible application of these resources by the teachers surveyed, which highlighted some shortcomings, such as the lack of training, poor basic skills to the utilization, and limited freedom to create and innovate their educational practices. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22765 |
ISBN: | 9788565044066 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DCINF - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_lecavalcante.pdf | 502,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.