Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22759
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Bases conceituais para o entendimento da identificação na melancolia: da identificação ao objeto perdido à identificação à face real do objeto a
Título(s) alternativo(s): Bases conceptuelles pour comprendre le processus d’identification chez la mélancolie: dès l’identification avec l’objet perdu à l’identification avec la face réelle de l’objet “a”
Título em inglês: Conceptual basis for the understanding of the identification process in melancholia: from the identification with the lost object to identification with the real face of the object “a”
Autor(es): Barreto, Clarissa Maia Esmeraldo
Fontenele, Laéria Bezerra
Palavras-chave: Psicanálise;Melancolia;Objeto perdido;Identificação;Psachanalyse;Mélancolie;Objet perdu;Identification;Psychoanalysis;Melancholia;Lost object;Identification
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista aSEPHallus de Orientação Lacaniana
Citação: Barreto, Clarissa Maia Esmeraldo ; Fontenele, Laéria Bezerra. Bases Conceituais para o entendimento da identificação na melancolia:da identificação ao objeto perdido à identificação à face real do objeto a. Revista aSEPHallus de Orientação Lacaniana, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 16-31, nov. 2015/abr. 2016.
Resumo: Pretendemos contribuir para o esclarecimento do processo de identificação que Freud denominou como objeto perdido na melancolia. Para tanto, discorreremos sobre o desenvolvimento freudiano do conceito, partindo de alguns dos seus escritos pré-psicanalíticos, para desembocarmos no texto principal a respeito da afecção melancólica (Freud, 1917[1915]/2004). Iremos, ainda, relacionar os achados da teoria freudiana com as proposições de Lacan acerca do referido objeto, considerando para tanto o período situado desde o seu seminário sobre A ética da psicanálise até o seminário sobre A angústia. Por fim, discutiremos sobre como, a partir das conjeturas sobre o estatuto do objeto perdido, ocorre o processo de identificação característico da afecção melancólica.
Abstract: In this paper, the authors propose to shed a light on the psychological process of identification that Freud called the lost object in melancholia. To that end, the authors examine the Freudian development of this concept through some of his pre-psychoanalytic writings, and end this analysis with Freud’s most significant work regarding melancholia’s psychogenic affection (Freud, 1917[1915]/2004). The authors also compare the freudian findings to Lacan’s propositions concerning the above-mentioned object, taking into consideration theories from the period between Lacan’s seminars The ethics of psychoanalysis and Anxiety. Finally, the paper considers how, from conjectures on the statute of the loss-object, the process of identification that is so representative of melancholic affection, occurs.
Résumé: Dans cet article, nous souhaitons comprendre le processus psychologique d’identification nommé par Freud comme l’objet perdu chez la mélancolie. À cet effet, nous analyserons le développement freudien de ce concept à partir de certains de ses écrits prépsychanalytiques pour enfin parvenir à l’analyse de l’oeuvre la plus importante en ce qui concerne l’affection mélancolique chez Freud (Freud, 1917[1915]/2004). Nous souhaitons comparer les conclusions de Freud aux propositions de Lacan à l’égard de l’objet a, en considérant à cet effet la période entre les séminaires L’étique de la psychanalyse et L’angoisse. Enfin, nous traiterons de la façon selon laquelle, à partir des conjectures à propos du statut de l’objet perdu, a lieu le processus d’identification qui charactérise l’affection mélancolique.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22759
ISSN: 1809-709X
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_lbfontenele.pdf403,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.