Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22731
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades
Título en inglés: Formation policy for information literacy: the role of universities
Autor : Cavalcante, Lidia Eugenia
Palabras clave : Competência informacional;Políticas de formação;Usos da informação;Information literacy;Formation policy;Information competence
Fecha de publicación : 2006
Editorial : Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
Citación : CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova série, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 47-62, dez. 2006.
Resumen en portugués brasileño: Objetiva estudar a importância das discussões atuais com relação às questões relativas à competência informacional nas universidades. Discute o conceito de competência informacional no âmbito da sociedade da informação, levando em consideração questões relativas à complexidade do uso da informação em uma sociedade tecnológica, porem com ações que se voltam cotidianamente para a valorização das reflexões multiculturais, de respeito às diferenças, de inclusão social e digital. Apresenta um breve estudo sobre políticas para a formação no uso da informação em instituições de ensino superior, a partir da pesquisa realizada na École de Bibliothéconomie et des Sciences de l’Information, na Université de Montréal.
Abstract: This work aims to study the importance of updated inquiries regarding issues of information literacy in universities. It discusses the concept of information literacy in the scope of society of information, taking in consideration aspects of complexity of using information in a technological society, however with actions that are daily concerning the valuation of multicultural reflections, the respect for differences, social and digital inclusion. It presents a brief study about policies for the development in the use of information in institutions of superior education, from the research carried through in the École de Bibliothéconomie et des Sciences de l’Information, Université de Montréal.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22731
ISSN : 1980-6949
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2006_art_lecavalcante.PDF359,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.