Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22715
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorFarias, Gabriela Belmont de-
dc.contributor.authorNascimento, Eliene Gomes Vieira-
dc.contributor.authorBezerra, Neiliane Alves-
dc.contributor.authorGomes, Pablo-
dc.date.accessioned2017-05-12T10:39:07Z-
dc.date.available2017-05-12T10:39:07Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationFarias, G. B.; Nascimento, E. G. V. ; Bezerra, N. A. ; Gomes, P. (2015)pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-88130-47-0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22715-
dc.descriptionFarias, Gabriela Belmont de; Nascimento, Eliane Gomes Vieira; Bezerra, Neiliane Alves; Gomes, Pablo. Competência em informação: indicadores de performance dos bibliotecários atuantes em biblioteca universitárias. In: Simeão, Elmira Luíza Melo Soares; Belluzzo, Regina Célia Baptista. (Orgs.). Competência em Informação: teoria e práxis. 1 ed. Brasília: Universidade de Brasília/Faculdade de Ciência e Informação, 2015, v. 1. p. 231-246.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade de Brasília/Faculdade de Ciência e Informaçãopt_BR
dc.subjectCompetência em Informaçãopt_BR
dc.subjectBiblioteca Universitáriapt_BR
dc.subjectIndicadores de Performancept_BR
dc.subjectBibliotecáriopt_BR
dc.titleCompetência em Informação: indicadores de performance dos bibliotecários atuantes em bibliotecas universitáriaspt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ambiente universitário é reconhecido pela sociedade como um locus de conhecimento e fomento da educação. neste espaço, as bibliotecas universitárias vêm desenvolvendo ações com intuito de sensibilizar e desenvolver habilidades de acesso e uso da informação. No contexto brasileiro, as ações relacionadas à competência em informação têm sido vinculadas, em sua grande maioria, à capacitação do usuário, ficando subtendido que o bibliotecário possui habilidade informacional suficiente para atender Às demandas informacionais dos usuários. Com intuito de refletirmos sobre a performance do bibliotecário em relação Às habilidades exigidas pelo contexto universitário, formulamos a seguir três questões: Na perspectiva do bibliotecário, quais indicadores de performance eles identificam ao realizarem suas atividades? O objetivo geral está em caracterizar os indicadores de performance dos bibliotecários que atuam no processamento técnico e serviço de referência, pois entendemos que ambos os serviços estão diretamente relacionados a atender às demandas informacionais do usuário. A pesquisa caracteriza-se por sua natureza aplicada, exploratória e de campo. A coleta de dados evidenciou que os bibliotecários vêm buscando a capacitação através da educação continuada. Revela ainda que são capazes de definir e articular as necessidades informacionais dos usuários, observando as questões éticas, legais e socioeconômicas que cercam o uso da informação. Concluiu-se que os bibliotecários, na sua grande maioria, possuem habilidades informacionais. Ressalta-se que essa análise se baseou em dados estatísticos que revelam um esforço real dos bibliotecários em assumir o papel de mediador da informação no contexto universitário.pt_BR
Aparece en las colecciones: DCINF - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_capliv_cgbfarias.pdf6,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.