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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22702
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Mediação de conflitos e julgamento de dilemas morais: contribuições da psicologia genética à educação |
Título em inglês: | Mediation of conflicts and moral dilema judgement: contributions of genetic psychology for education |
Autor(es): | Guedes, Júlio Cledson de Oliveira Pascual, Jesus Garcia |
Palavras-chave: | Mediação de conflito;Desenvolvimento moral;Psicologia Educacional;Método clínico;Conflict mediation;Moral development;Educational psychology;Clinical method |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Schème: Rervista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Citação: | GUEDES,Julio Cledson de Oliveira.; Pascual, Jesus Garcia. . Mediação de conflitos e julgamento de dilemas morais: contribuições da psicologia genética à educação. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 161-188, 2016. |
Resumo: | O fenômeno da violência dentro das escolas vem crescendo nos últimos anos, preocupando os gestores que procuram formas de lidar com essa realidade social. Assim surge a mediação dos conflitos escolares, que é uma técnica oriunda do sistema judiciário que pretende trazer novos ares às escolas, com promessas de amenizar as situações de violência nas escolas. Essa técnica tem como princípio acordos e diálogos, mediados por um grupo de alunos previamente selecionado, entre professores/alunos ou entre alunos/alunos que se desentendem dentro do ambiente escolar. O trabalho investiga se a mediação de conflitos es-colares repercute no desenvolvimento do julgamento moral dos alunos media-dores na perspectiva piagetiano/kohlbergiana. A metodologia empregada foi o método clínico piagetiano utilizando entrevistas com dilemas. Dois grupos de alunos participaram da pesquisa: um grupo de alunos mediadores e outro grupo de alunos não mediadores da mesma escola. Os resultados pontam na direção sociomoral da etapa da heteronomia. A mediação de conflitos escolares não demonstra mudança significativa no desenvolvimento do julgamento sociomoral dos alunos pesquisados, envolvidos diretamente no programa de mediação. Nesse sentido, este artigo propicia uma reflexão sobre as técnicas de mediações de conflitos escolares e seu papel na construção da autonomia piagetiana |
Abstract: | The phenomenon of violence within schools has been growing in recent years, worrying managers looking for ways to deal with this social reality. Thus arises the mediation of school conflicts, which is a technique originating from the judicial system that intends to bring new airs to schools, with promises to alleviate situations of violence in schools. This technique aims at agreements and dialogue, mediated by a group of students previously selected among teachers/ students or between students/students who quarrel within the school environment. The work investigates the mediation of school conflict affects the development of moral judgment of mediator students in Piagetian/kohlbergiana perspective. The methodology used was the Piagetian clinical method using interviews with dilemmas. Two groups of students were used in the research: one group of mediating students and another group of non-mediating students from the same school. The results of the research point in the sociomoral direction of the stage of heteronomy. The mediation of school conflicts does not demonstrate a significant change in the development of the sociomoral judgment of the students studied, directly involved in the mediation program. In this sense, this article provides a reflection on the techniques of mediations of school conflicts and their role in the construction of Piagetian autonomy and postconventional sociomoral development of Kohlberg. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22702 |
ISSN: | 1984-1655 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
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