Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22701
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A pesquisa histórica no ensino: saberes necessários à prática docente |
Título em inglês: | The historical research in education: the necessary knowledge for the practice of teaching |
Autor(es): | Cavalcante, Lidia Eugenia |
Palavras-chave: | Pesquisa histórica;Ensino;Aprendizagem;Competência docente;História;Ciência da informação;Historical research;Learning;Teaching competence;History;Information science |
Data do documento: | 2003 |
Instituição/Editor/Publicador: | Transinformação |
Citação: | CAVALCANTE, Lidia Eugenia. A pesquisa histórica no ensino: saberes necessários à prática docente. Transinformação, Campinas, v. 15, n. 2, p. 165-174, maio/ago. 2003. |
Resumo: | Aborda a importância da pesquisa histórica no ensino de graduação e pós-graduação, dos cursos da área de Ciência da Informação, destacando a sua contribuição na formação profissional. Apresenta algumas considerações sobre como a pesquisa histórica contribuirá na relação entre o conhecimento obtido em sala de aula e a prática cotidiana, através de um envolvimento mais dinâmico com a sociedade ao longo do tempo. Destaca, ainda, que nenhum conhecimento, em sua complexidade, é absoluto ou eterno, há sempre uma relação com outros saberes, com novas aquisições do pensamento, ou mesmo de valores. Em conclusão, destaca-se que tais aspectos devem ser observados pelos educadores em sua prática pedagógica, desenvolvendo situações de aprendizagem que permitam aos educandos o exercício do pensamento criativo, autônomo e crítico acerca da realidade discutida em sala. |
Abstract: | This study focuses on the importance of the historical research at the undergraduate and graduate levels of the Information Science courses, highlighting its contribution to the students' professional education. It considers how the historical reserach will contribute not only to the knowledge acquired in the classroom, but also to daily practices, creating a more dynamic involvement with society along the process. It also stresses that any knowledge, in its complexity, is neither absolute nor eternal. there is always a relationship with other areas and types of knowledge, with new forms of thinking, even with new values. Thus, these aspects must be observed by educators, who will develop in their work learning situations that will lead learners to creative, autonomous and critical thinking about the realities discussed in class. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22701 |
ISSN: | 2318-0889 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DCINF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2003_art_lecavalcante.pdf | 46,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.