Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22686
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorRibeiro, Júlio Wilson-
dc.contributor.authorValente, José Armando-
dc.contributor.authorFreitas, Daniel Barros de-
dc.contributor.authorMartins, Daniel Gadelha-
dc.contributor.authorSantos, Maria José Costa dos-
dc.date.accessioned2017-05-10T16:55:38Z-
dc.date.available2017-05-10T16:55:38Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationRibeiro, J. W.; Valente, J. A.; Freitas, D. B.; Martins, D. G.; Santos, M. J. C. (2008)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22686-
dc.descriptionRIBEIRO, Júlio Wilson; VALENTE, José Armando; FREITAS, Daniel Barros de; MARTINS, Daniel Gadelha; SANTOS, Maria José Costa dos. Integração de atividades de educação em ciências utilizando TIC: uma experiência na Formação Continuada de Educadores do Ensino Médio. In: SEMINÁRIO WEB CURRÍCULO USP-SP, 1, 2008, São Paulo. Anais ... São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2008, 10p.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)pt_BR
dc.subjectCurrículo de Ciênciaspt_BR
dc.subjectTICpt_BR
dc.subjectExperimentação Científicapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titleIntegração de atividades de educação em ciências utilizando TIC: uma experiência na Formação Continuada de Educadores do Ensino Médiopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrSão questionados cenários da fragilidade do ensino médio brasileiro nas áreas de ciências e reflexos decorrentes na escola. Para reverter o quadro, se promove uma reflexão, argumentando que o uso das TIC e laboratório de experimentação científica podem ser trabalhados, adotando-se novos olhares pedagógicos. Porém, tais estratégias para serem implantadas na escola demandariam mudanças nas propostas curriculares, visando se adequar novos cenários educacionais. Para obter um relato de experiência, foi concebida e realizada uma formação a distância, para professores-alunos da rede escolar cearense, objetivando promover mudanças de visão pedagógica, através de uma aplicação relacionada ao uso em sala de aula do computador como ferramenta de auxílio pedagógico à realização de práticas laboratoriais de ciências e integração de atividades de ciências. Para tanto, foram disponibilizados conteúdos de eletricidade, via o AVA TELEDUC/PUC-SP, onde ocorreu um processo de aprendizagem telecolaborativa. Num momento final da formação, foi promovida a realização de uma atividade presencial de experimentação científica, tratando do tema circuitos de resistores elétricos. Equipes de professoresalunos executaram os procedimentos experimentais colaborativamente, onde foram vivenciadas e maturadas situações de aprendizagem significativa. Finalmente um software educacional de simulação foi utilizado interativamente e reproduziu as situações de aprendizagem anteriormente trabalhadas.pt_BR
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2008_eve_dgmartins.pdf154,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.