Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22673
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Antonio Wagner Chacon | - |
dc.contributor.author | Nunes, Jefferson Veras | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-10T12:25:35Z | - |
dc.date.available | 2017-05-10T12:25:35Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Antonio Wagner Chacon; NUNES, Jefferson Veras. A coerência entre uma metodologia de ensino-aprendizagem inovadora e sua metodologia avaliativa: o caso da disciplina Tecnologias da Informação I. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 16, 2015, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ANCIB/UFPB, 2015, 17p. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2177-3688 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22673 | - |
dc.description.abstract | Case study on adequacy of a methodology for evaluating the teaching-learning methodology conducted in the discipline of Information Technologies I, on graduate course in Library Science from the Federal University of Ceará. It describes the teaching-learning methodology and the methodology of evaluation implemented in the first semester 2015 in that discipline. Uses the categories of cognitive and affective domain of Taxonomy of Educational Objectives, proposed by Bloom and collaborators, as employed theoretical basis for both the benefit of the teaching-learning and evaluation methodologies implemented, and for the study of this case. Indicates two ways evaluation conducted: one based on production portfolio and another in the creation and free artistic production presentation, as an object of analysis that integrates this research. It uses the ethnographic method to do the case study, as well as data collection techniques on the stories of educational life of the students, participant observation and analysis of his intellectual productions. Construe the form of evaluating students from the point of view of the categories of cognitive and affective domain Taxonomy of Educational Objectives. Concludes that the students acquire satisfactory knowledge to achieve the objectives described in more complex Domain categories this taxonomy and that valuation techniques used were appropriate to undertaken teaching-learning methodology. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biblioteconomia | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Objetivos educacionais | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Library Science | pt_BR |
dc.subject | Higher education | pt_BR |
dc.subject | Learning assessment | pt_BR |
dc.subject | Educational objectives | pt_BR |
dc.subject | Professional education | pt_BR |
dc.title | A coerência entre uma metodologia de ensino-aprendizagem inovadora e sua metodologia avaliativa: o caso da disciplina Tecnologias da Informação I | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Estudo de caso sobre a adequação de uma metodologia de avaliação à metodología de ensino-aprendizagem empreendida na disciplina Tecnologias da Informação I, do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. Descreve a metodología de ensino-aprendizagem e a metodología de avaliação implementadas no primeiro semestre letivo de 2015 na referida disciplina. Utiliza as categorías do dominio cognitivo e afetivo da Taxonomia dos Objetivos Educacionais, propostas por Bloom e colaboradores, como base teórica empregada, tanto para o subsídio das metodologias de ensino-aprendizagem e de avaliação implementadas, quanto para a realização do estudo de caso descrito. Indica duas formas de avaliações empreendidas: uma baseada na produção de portfólio e outra na criação e apresentação de produção artística livre, como objeto de análise que integra a pesquisa. Usa o método etnográfico para a realização do estudo de caso, bem como as técnicas de coleta de dados sobre as histórias de vida educacional dos alunos, a observação participante e a análise de conteúdos das produções intelectuais redigidas pelos alunos. Analisa as formas de avaliação dos discentes sob o ponto de vista das categorías do dominio cognitivo e afetivo da Taxonomia dos Objetivos Educacionais. Conclui dizendo que os alunos conquistaram saberes suficientes para atingir os objetivos descritos nas categorías mais complexas dos dominios dessa taxonomía e que as técnicas de avaliação utilizadas foram adequadas à metodología de ensinoaprendizagem empreendida. | pt_BR |
dc.title.en | The coherence between a methodology of teaching-learning and its innovative methodology evaluative: the case of discipline Information Technologies I | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCINF - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_awcsilva.pdf | 238,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.