Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22663
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ensinar e aprender: reflexões acerca da pesquisa em Ciência da Informação
Título em inglês: Teaching and learning: reflections concerning research within Information Science
Autor(es): Pinto, Virgínia Bentes
Pinheiro, Edna Gomes
Palavras-chave: Pesquisa;Abordagens de pesquisa;Sócio-poética;Escuta sensível;Research;Research approaches;Socio-poetics;Receptive hearing
Data do documento: 2003
Instituição/Editor/Publicador: Transinformação
Citação: PINTO, Virgínia Bentes; PINHEIRO, Edna Gomes. Ensinar e aprender: reflexões acerca da pesquisa em Ciência da Informação. Transinformação, Campinas, v. 15, n. 3, p. 319-331, set./dez. 2003.
Resumo: Discute alguns aspectos relativos aos conceitos de pesquisa e suas formas de abordagem -quantitativas, qualitativas e mistas-. Apresentando a sócio-poética e o método criativo sensível como alternativas metodológicas para a Ciência da Informação e a Biblioteconomia. Aponta ainda as possíveis causas das dificuldades que os acadêmicos enfrentam no ato de pesquisar, finalizando com algumas reflexões acerca do ensinar e do aprender a pesquisar.
Abstract: Discusses some of the aspects related to the research concepts and their forms of quantitative, qualitative, and mixed approach, presenting the socio-poetics and the sensitive creative approach, as methodological alternatives to be used in the Information Science and Library studies. It also points to the possible causes of the difficulties confronted by academics in the research practice, finalizing with some reflections concerning teaching and learning how to research.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22663
ISSN: 2318-0889
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_art_vbpinto.pdf56,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.