Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22634
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Reinaldo, Gabriela Frota | - |
dc.contributor.author | Castro, Vicky Temóteo Nóbrega de | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-03T14:39:17Z | - |
dc.date.available | 2017-05-03T14:39:17Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Vicky Temóteo Nóbrega de. A escrita por imagens: as ilustrações literárias de Poty Lazzarotto para Corpo de Baile, de João Guimarães Rosa. 2017. 126 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22634 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Rosa, João Guimarães, 1908-1967 - Corpo de baile (Novela) - Análise narrativa | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso literário | pt_BR |
dc.subject | Lazzarotto, Napoleon Potyguara, 1924-1998 – Ilustração literária - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Illustration | pt_BR |
dc.subject | Translation | pt_BR |
dc.title | A escrita por imagens: as ilustrações literárias de Poty Lazzarotto para Corpo de Baile, de João Guimarães Rosa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Em 1956 e 1964, o artista plástico Poty Lazzarotto ilustra as capas Corpo de baile, obra do escritor mineiro João Guimarães Rosa. A articulação entre palavra e imagem, ou melhor, entre o texto rosiano e o desenho de Poty é a questão central desta pesquisa. A partir do conceito de tradução intersemiótica, cunhado por Roman Jakobson e discutido no âmbito da arte contemporânea por Júlio Plaza, é possível pensar a tradução para além dos limites da língua, alcançando outros horizontes de linguagens. O conceito de tradução intersemiótica refere-se ao processo de interpretação de um sistema sígnico em outro, ou seja, a tradução criativa de um sistema de linguagem para outra. Neste estudo, debruçamo-nos sobre a obra Corpo de baile, produzida pela Livraria José Olympio Editora, sobretudo a primeira edição, publicada em 1956, inicialmente em dois volumes; e a terceira edição, em 1964, dividindo a obra desde então em Manuelzão e Miguilim; No Urubuquaquá, no Pinhém; e Noites do sertão. Sublinhamos as aproximações e afastamentos entre a palavra e a imagem a fim de discutirmos os aspectos plásticos e textuais nessas duas narrativas, tanto escrita quanto imagética. Corpo de baile é composto por sete novelas que convergem entre si, estórias que contam estórias. A partir do deslocamento de personagens e estórias que se cruzam, alguns autores percebem unidade nesta narrativa. Entendemos que a unidade neste texto rosiano ganha dimensão plástica nas imagens de Poty, que propõem novas formas de interpretação e diálogo. | pt_BR |
dc.title.en | Writing by images: literary illustrations of Poty Lazzarotto to Corpo de baile, work of João Guimarães Rosa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_dis_vtncastro.pdf | 2,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.