Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22625
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Humanismo e tecnologia na perspectiva da competência informacional e midiática
Título em inglês: Humanism and technology in perspective of information literacy and massmedia
Autor(es): Varela, Aida Varela
Barbosa, Marilene Lobo Abreu
Farias, Maria Giovanna Guedes
Palavras-chave: Competência informacional;Competência midiática;Massmedia;Leitura-Proficiência;Humanismo;Information literacy;Technological competence;Massmedia;Readingproficiency;Humanism
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
Citação: VARELA, Aida Varela; BARBOSA, Marilene Lobo Abreu; FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Humanismo e tecnologia na perspectiva da competência informacional e midiática. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. especial, p. 280-300, jan./jul. 2017.
Resumo: O artigo contextualiza os avanços tecnológicos no âmbito da informação e comunicação na sociedade contemporânea, com ênfase nos novos recursos tecnológicos dos massmedia e sua apropriação pelo sujeito social, destacando-se o cenário brasileiro. Diante do exposto, objetivou-se, neste trabalho, refletir sobre as contradições entre a organização complexa do conhecimento, considerando os vários formatos e estruturas, proporcionados pela massmedia e a falta de proficiência do indivíduo para compreender, apropriar-se e transformar o conhecimento. Apresentam-se alguns resultados de estudos desenvolvidos sobre o tema em questão, por membros do grupo de pesquisa Ciência da Informação: Cognição, Mediação e Construção do Conhecimento (COGNICIC), no período de 2010 a 2015. Os resultados de pesquisa evidenciaram que professores e alunos demonstraram não ter atingido o nível satisfatório de domínio de habilidades e competências digitais e informacionais necessárias ao seu manejo, gestão e uso reflexivo no ambiente escolar e na sociedade; e, ainda, que problemas gerenciais e a falta de estrutura da escola e dos laboratórios multimídias vêm dificultando o processo de incorporação de tecnologias na sala de aula e de capacitação de professores como multiplicadores. Tais resultados reiteram o argumento defendido pelo grupo COGNICIC de que o desenvolvimento de competências e habilidades em leitura é pré-requisito para o acesso e participação nas redes colaborativas de construção do conhecimento. Em tese, a superação deste quadro de defasagem ocorrerá, caso sejam concebidos e executados projetos pedagógicos, que potencializem a formação de sujeitos críticos, criativos e protagonistas de sua autonomia.
Abstract: The article analyzes the technological advances in the framework of information and communication in contemporary society, with emphasis on the new technological resources of massmedia and its appropriation by the social subject, highlighting the Brazilian context. On the above, the objective of this work, is to reflect about the contradictions between the complex organization of knowledge, considering the various formats and structures provided by the massmedia, and the lack of proficiency of the individual to understand, adapt and transform knowledge. It presents some results of studies conducted on the subject in question, by members of the research group Information Science: Cognition, Mediation and Construction of Knowledge (COGNICIC), from 2010 to 2015. The research results showed that teachers and students didn’t reach a satisfactory level of mastery of skills, digital competences and informational necessary for their use, management and reflective use at school and in society; and also that management problems and lack of school structure and multimedia laboratories have hindered the process of incorporating technology in the classroom and training teachers as multipliers. These results reiterate the argument defended by the COGNICIC that the development of skills and reading skills is a prerequisite for access and participation in collaborative networks of knowledge construction. In theory, overcoming the lag framework will occur if they are designed and implemented educational projects that enhance the formation of critical subjects, creative and protagonists of their autonomy.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22625
ISSN: 1980-6949
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_avvarela.pdf642,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.